sexta-feira, 21 de junho de 2013

BRASIL, UM PAÍS FÊNIX

Cada um protesta como pode, como acredita que deve. O meu protesto é por meio das palavras, sempre na esperança de que alcancem algum político que não seja analfabeto funcional. Mais do que isso, precisa ser um político idôneo e isso, embora possível, talvez seja o mais improvável.
Porém, um improvável possível depois do que assistimos ontem. Eu, particularmente muito feliz naqueles instantes, porque o povo me devolveu ali o orgulho de ser brasileira.

O Gigante Brasil acordou! Um país Fênix! Que coisa fantástica. Emocionante. Quero crer que os que foram às ruas sabiam pelo que protestavam, pois foi comovente assisti-los caminhando, uma massa gigantesca, sem violência, em tantas cidades brasileiras. Lamentavelmente, como sempre, alguns vândalos para manchar a bandeira da democracia, da união de um povo que cansou de ser explorado, que acordou de um pesadelo. O pesadelo da corrupção.

Que esse pesadelo se transforme no sonho de um país fortalecido pelos direitos dos cidadãos. Direito à saúde, à educação, à segurança. Direito à liberdade de expressão, de ação. Direito à transparência governamental. Sem vândalos!

Vândalos dos dois lados: os que protestam com pedras e pichações e os que governam roubando e envergonhando uma Nação inteira com a própria impunidade.
É de respostas como esse protesto que o Brasil precisa. Não é de uma Copa do Mundo, muito menos de uma Copa das Confederações. É de jovens gritando por seus direitos na educação e na saúde e não de uma mídia que só enaltece o escândalo do quanto vale um jogador de futebol.

O Brasil não precisa de cadeiras confortáveis nos estádios; isso é só para inglês ver! O Brasil precisa de cadeiras de qualidade nas escolas! Isso é para o mundo ver!

O Brasil não precisa de jogadores que valem milhões. O Brasil precisa de professores que formem milhões de cidadãos dignos.

Aproveitando o termo escândalo, é de um mau gosto ímpar o fato do atual Ministro da Educação perguntar qual a relação entre museu e educação.

Para ele, talvez seja a mesma que há entre política e verdade, dinheiro público e honestidade, saúde e eficácia, educação e direito de todos, segurança e sociedade. Ou seja, nenhuma. Absolutamente nenhuma.

Mas para quem tem um mínimo de massa cinzenta, a pergunta é uma afronta, que sequer merece resposta. Com certeza, Sr Ministro, Museu é um local onde jamais estará seu nome e sua história, a não ser que seja criado um Museu da Ignorância e da Incompetência e ali sim, vários de seus colegas farão história também.

Pode um Ministro da Educação não ser formado em Educação? Por acaso algum Pedagogo seria Ministro da Economia? Só no Brasil passado, dos desacordados mesmo! Agora será diferente. Quero crer!

O Brasil acordou. Portanto, agora é chegado o momento em que o povo adormecido se une com força e garra para ter o país de volta, sob o controle da democracia, da legalidade, da educação, saúde e segurança para todos. Que essa luta alcance as urnas!

Esse é o momento em que os corruptos que dormiam, passeavam e roubavam em berço esplêndido, podem começar a gostar de algo além da pizza. Porque dessa vez não vai acabar em pizza. É só o começo!

Parabenizo a todos os educadores e pais que tiveram alunos e filhos nesse belíssimo protesto pela PAZ, pela Justiça, pela Não Corrupção, pela Dignidade de um Povo. Os jovens ali mostraram que são críticos, coerentes e que sabem ser civilizados. Postura essa que é fruto da Educação.

Uma parcela da população de um país enorme, mas foram GIGANTES e representaram uma nação cansada de bandalheira. Eu me senti representada por esse povo maravilhoso. Obrigada a cada um que saiu pelas ruas lutando pela nossa dignidade.

Quero crer que os políticos, analfabetos funcionais, tenham entendido a mensagem. Um povo que ficou dormindo, que ressurgiu das cinzas, um povo FÊNIX, do qual me orgulho muito!
 Lígia Fleury

Nenhum comentário:

Postar um comentário