domingo, 22 de agosto de 2010

A BOLSA PETROBRAS.

Enquanto a campanha eleitoral discute se Dilma é a mãe (ainda não se sabe quem é o pai), a vida real passa sorrateira ao fundo do cenário, como quem não quer nada.


A Petrobras, orgulho nacional, suposto símbolo e locomotiva do lulismo, baixou na UTI. Está respirando por aparelhos, e precisará de uma transfusão: 100 bilhões de reais na veia, metade diretamente do Tesouro (seu bolso).

Vamos recapitular, para o caso de você não estar ligando o nome à pessoa. A Petrobras é aquela que, dos 500 bilhões de reais do PAC, respondia por cerca de 100 bilhões.

A Petrobras é aquela que, depois da descoberta do Eldorado do pré-sal, ia levar o Brasil nas costas. Compre ações da Petrobras hoje e acabe com a pobreza nacional amanhã, anunciava a equação petista.

O que houve com esse futuro dourado? O que houve com essa locomotiva?

Ninguém parece saber explicar direito. De repente, o dinheiro deu marcha à ré, e a mega-estatal precisa que o Brasil lhe dê meio PAC de presente. E o Brasil vai dar, porque o petróleo é nosso.

Em qualquer país normal, o anúncio de uma operação de capitalização de 100 bilhões de reais em dinheiro público para a maior empresa nacional cairia como uma bomba atômica. Mas o Brasil está ocupado discutindo amor de mãe nas urnas.

E quando se fala na Petrobras, é para dizer que Fernando Henrique, o malvado, ia entregá-la para o primeiro gavião neoliberal que passasse pela Avenida Chile.

Os súditos de Lula vivem arrepiados com esse pesadelo. Mas encaram numa boa o trem-fantasma da vida real. Que gestão é essa a que os companheiros submeteram a estatal? Por que esse colosso nacional anda passando o pires na Caixa Econômica e no BNDES?

Ninguém estranha nada. Desde que a farra seja nacionalista, está liberada.

O governo popular que conseguiu a façanha de afundar os Correios tem aprovação automática para tudo. Podem sangrar a Petrobras à vontade com a festa dos convênios para Sarney e os amigos do PT. O Brasil paga feliz. São só 100 bilhões.

Por medida de segurança, vem aí a estatal do pré-sal. E depois da eleição vem o carnaval, com a marchinha mais atual do que nunca: mamãe eu quero mamar.

Guilherme Fiuza. (/rev.Época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário