sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RECEITA AGE PARA PROTEGER O PT.

A declaração do secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, de que há indícios de um esquema de venda de informações dentro do órgão não convenceu o vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge Pereira. O tucano, que teve seus dados fiscais vazados, disse ao R7 ver uma tentativa, por parte de Cartaxo, de livrar o PT das suspeitas sobre uma ação eleitoreira.


- Eu acho que ele [Cartaxo] está agindo como agente político, expondo à instituição em qual ele trabalha para proteger o partido que o nomeou de uma possível suspeita. Essa declaração não honra nem a receita, nem o currículo dele.

A Receita convocou uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (27) para dar esclarecimentos sobre as investigações de violação de sigilo fiscal que estariam ocorrendo dentro da instituição- entre elas de quatro pessoas ligadas ao PSDB.

Um processo da corregedoria investiga acessos não justificados às declarações de Imposto de Renda de Eduardo Jorge e de mais três pessoas ligadas ao partido, além da apresentadora Ana Maria Braga e dos donos das Casas Bahia.

Todos os acessos não teriam sido motivados pelo trabalho da Receita em investigar contribuintes – sendo, portanto, quebra de sigilo. As investigações até agora apontam que os acessos foram feitos numa agência da Receita de Mauá, na Grande São Paulo, por duas funcionárias suspeitas de participação no vazamento.

Para Eduardo Jorge, no entanto, a versão de um esquema de venda de dados é uma enrolação para tirar o foco da suspeita sobre a fabricação de um dossiê por parte do PT, pois o processo de investigação a qual ele teve acesso sequer citava indícios.

- No inquérito que eles me entregaram não há uma só palavra que possa ajudar na conclusão de que existe um sistema de venda. De ontem para hoje eles chegaram nos indícios e provas a ponto de fazer uma declaração mesmo antes de a comissão poder chegar a uma conclusão?

Procurada pela reportagem, a assessoria da Receita disse que o órgão não vai comentar as acusações de Eduardo Jorge.

Campanha

Eduardo Jorge também diz ainda ser cedo para avaliar os efeitos das denúncias na campanha eleitoral e um eventual benefício para a candidatura de José Serra (PSDB), mas disse esperar que as pessoas percebam a gravidade do caso.

- Isso não faz parte da nossa campanha, faz parte da campanha deles.

3 comentários:

  1. Como cidadã não confio mais na Receita Federal. O que vou fazer agora?
    Qualquer vizinho que brigue comigo vai até uma agencia da Receita e fica sabendo o que tenho e o que não tenho.
    Isso é coisa só vista em países onde impera a ditadura.

    ResponderExcluir
  2. Além da Demissão a bem do serviço público das funcionárias que supostamente(pois alegam que outras pessoas utilizando seu cartão e senha teriam feito em seu lugar)acessaram os dados, o MPF (Ministério Público Federal) tem que entrar no caso e abrir inquérito para apurar o fato, afinal, há indícios de autoria e materialidade de um crime e como tal, deve ser punido.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Marco Sobreira,
    É bem interessante colocar espaços democráticos de discussão na Internet, embora já tenha muitos, mas o meu comentário se deve à imagem que ilustra esse espaço "Política".
    Embora seja uma boa imagem para ilustrar a luta política atual, é tendenciosa no sentido de que sugere autoritarismo e não democracia, opondo explicitamente o PT ao Brasil, insinuando que ser a favor do PT seria ser contra o Brasil:
    Assim, você acabou com a democracia!
    ... e nem me refiro ao punhal que segurado pela mão vermelha parece querer atentar à vida do Brasil:
    Assim, você não só censura mas também difama.
    Acho ser da nossa responsabilidade, blogueiros, de refletir sobre o alcance e os significados, explícito e implícito, das nossas publicações.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir