sábado, 21 de agosto de 2010

OS DESAFIOS DE JOSÉ SERRA.

A oposição, especificamente o social democrata José Serra, tem a difícil tarefa de enfrentar além da popularidade do Presidente Lula, a serviço de Dilma Rousseff, a força da máquina estatal gigantesca e o bom momento da economia , o que proporcionou ao País sair bem da crise econômica que abalou o mundo. Quem criou condições de estabilidade fiscal com controle da inflação, foI o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal respectivamente. O Plano Real foi o grande divisor de águas e, nele José Serra tem que focar e passar para o povo que não foi um plano do petista. A Lei de Responsabilidade Fiscal, tão criticada pelo PT e pelo Lula é o exemplo do que se pode passar para o grande público. Na saúde pública, deve-se mostrar exaustivamente o caos, filas, superlotação dos pronto-socorros e hospitais, falta de leitos, inclusive em UTINs( Unidade de Terapia Intensiva infantil), decadência do Programa de Saúde da Família, dificuldade de se marcar exames e cirurgias, sem deixar naturalmente de apresentar propostas para se resolver ou pelo menos amenizar os problemas de saúde, que na verdade afetam a grande maioria da população brasileira, que não têm condições de pagar um plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS. Não podemos esquecer que o PT está há oito anos no poder e a saúde pública foi esquecida, porque só se pensa nesse Governo em Bolsa Familia, como se fosse o remédio para todos os males, o que definitivamente não o é.

Na educação, as escolas técnicas têm que ser enfatizadas, o segundo grau profissionalizante é necessário para que os jovens tenham melhor acesso ao mercado de trabalho, entretanto o grande salto na educação será sem dúvida a escola em tempo integral, esta sim traria melhoria considerável, tanto no aspecto educacional, na geração de empregos, incentivo às artes e ao esporte, além do grande ganho social.

Na segurança pública, a criação do Ministério exclusive, o compromisso com a PEC 300, o que melhoraria a qualidade de nossa polícia, diminuindo a corrupção. O combate intensivo ao contrabando de armas e drogas em toda extensão de nossas fronteiras, a modernização dos meios de combate aos traficantes e clínicas de recuperação de dependentes químicos com acesso a usuários do SUS, certamente seriam muito bem vistos pelos eleitores.

Na economia, certamente um dos grandes trunfos da candidatura oficial, há de se mostrar que nem tudo é o mar de rosas da propaganda , das mentiras tipo pagamento da dívida externa, que hoje ultrapassa a 220 bilhões de reais e o principal que é a enorme dívida pública, esta sim a grande herança maldita que Lula deixará ao próximo Presidente. Esta dívida interna pode fechar 2010 em 1.73 trilhão de reais e certamente no futuro será um grande impedimento ao crescimento do Brasil.

Enfim, não se pode deixar de falar dos compromissos democráticos, do perigo que representa a aproximação com governos autoritários, tentativas de controle da mídia, incentivos e financiamento de movimentos que ameaçam o direito de propriedade, controles sociais de todos os tipos, engessando a Justiça, numa clara tentativa de enfraquecimento de nossos ideais republicanos , discriminalização do aborto, afrontando nossa convicção cristã e revanchismos aos militares podem convulsionar o País e deve ser motivo de alerta pela oposição.

As ultimas pesquisas indicam o crescimento da candidatura de Dilma, configurando inclusive a possibilidade de vitória no primeiro turno, os institutos especializados se apressam a divulgar freneticamente esta tendência, o que certamente favorece a candidata do Governo. Considerando a inexperiência da postulante, resta-nos tentar entender o fenômeno e avaliar quais seriam as ações que a oposição poderia tomar para evitar o desastre. Naturalmente tudo passa pela popularidade do Presidente e pela pouca informação que chega à grande maioria da população. Lula tem o mérito de não ter desconstruído os programas sociais e econômicos implantados por Fernando Henrique Cardozo, fez mais, tratou de ampliar o bolsa família percebendo que seria com certeza o grande capital político a ser aproveitado nas eleições. Com um linguajar inapropriado a um Presidente, mas perfeitamente assimilado pela camada mais humilde da sociedade, foi construindo a imagem de Presidente simples, cara do povo, tão ao estilo populista demagógico de resultados desastrosos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Tratou de demonizar FHC e o PSDB como neo liberais vendedores do patrimônio público, que inclusive tentaram privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil, que criaram o fator previdenciário e a CPMF que agora tanto defende. Acrescentou a idéia de que tudo foi construído por ele, que nunca antes na história desse País ...etc, etc. Propaganda Oficial farta, faz alegria das empresas de Comunicação, jornais e TVs nunca faturaram tanto e completam o quadro que elevou a popularidade do Presidente Lula a níveis históricos e inéditos.

A faces negativas, e não são poucas, parecem não atingir o prestígio de Lula , assim a crise do mensalão denunciada por Roberto Jefferson que derrubou até o Ministro da Casa Civil, segundo cargo de maior importância do Governo,cassou deputados, do conhecimento de todos, é tratada pelo Presidente com um simples “não sei, não vi, não ouvi” e fica por isso mesmo. Os dólares na cueca dos aloprados, os dossiês, quebra de sigilo bancário do caseiro e agora dados sigilosos da Receita Federal de alto dirigente da oposição, corrupção nos Correios, aparelhamento com loteamento do Estado por companheiros, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia, corrupção denunciadas por poucos órgãos de comunicação que não se renderam aos benesses oficiais, nada disso parece atingir o prestígio do Presidente.

A oposição, que deveria aprender com o PT como se faz oposição, vê agora o povo querendo votar na Dilma Rousseff sem conhecê-la, apenas e simplesmente porque é a candidata do Lula, que apresentou no programa eleitoral sua biografia, naturalmente omitindo passagens e conceitos que não interessam ao momento político. José Serra tem a obrigação de fazer um favor ao Brasil e a democracia, deve apresentar aos brasileiros a verdadeira Dilma Rousseff, seu passado, suas ações em seqüestros, assaltos e assassinatos, sua adesão à luta armada, suas convicções socialistas, suas mentiras, seu autoritarismo, sua posição a favor do aborto, seu acolhimento a pessoas ligadas às FARC, enfim deve mostrar ao País quem é a verdadeira mulher que quer nos governar. E então, que o povo escolha democraticamente, sabendo em quem está votando , que vença o melhor projeto para o Brasil e que o Presidente não passe quatro anos tentando justificar fatos omitidos em sua biografia, não mais de candidato, mas a biografia oficial do PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Um comentário:

  1. Se cair, caia lutando.
    Se Serra não trouxer a corrupção, as mentiras de Dilma, ela continuará crescendo. E nós perdemos a oportunidade de pelo menos colocar em pauta novamente as fétidas entranhas do PT. Mensalão, dinheiros nas cuecas, as mentiras nos números de benfeituras. Se eu fosse o produtor da candidatura Serra, faria um programa p tv mostrando exatamente o avesso do programa do PT. A cidade limpa e decente onde eles filmam ônibus (novo) buscam as cianças em casa, É General Sampaio no Ceará http://migre.me/16x5E Lá não tinha miséria antes de Lula...
    Serra deveria fazer um programa no Maranhão de seu amigo $arney e seus esgotos à céu aberto.
    Mostrar tudo que não foi feito, escancarar a mentira. Quem foi que disse que quando eles viessem com mentiras nós viriamos c a verdade?
    Sério. Se a tendência é mesmo Dilma, saio agora, vou bordar. E não voto.

    ResponderExcluir