sexta-feira, 11 de novembro de 2011

LUZ VERMELHA



É notório que a FIFA não é uma reunião de monges e muito menos dita regras favoráveis aos países que abrigam eventos futebolísticos mundiais e continentais, mas o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, estava coberto de razão quando, por ocasião do anúncio do Brasil como sede da Copa de 2014, externou sua preocupação com o caos que impera nos aeroportos brasileiros.
Considerado pelo então presidente Luiz Inácio da Silva como um intruso, Valcke foi chamado, indiretamente e por vias transversas, de “idiota”. Acontece que o cotidiano dos aeroportos brasileiros tem mostrado que a aludida idiotice de Valcke é obra da esquerda tupiniquim.

Desde então, o Palácio do Planalto, por intermédio de Lula e Dilma Rousseff, tem prometido investimentos bilionários nos aeroportos nacionais, com o objetivo de evitar um mal maior durante a Copa do Mundo de 2014. Porém, quem faz uso de aviões comerciais para circular pelo Brasil logo percebe que não será preciso aguardar mais três anos para conferir o caos reinante no setor aéreo.

Na quinta-feira (10), um leitor gastou quarenta minutos uma viagem aérea entre os aeroportos, Afonso Pena, em Curitiba, e Congonhas, em São Paulo. Nada de extraordinário, pois é esse o tempo previsto para o voo entre as duas cidades. Já no aeroporto da capital paulista, o leitor foi obrigado a esperar trinta minutos, diante da esteira, pela chegada da bagagem. Quando a entrega de uma bagagem demanda o equivalente a 75% do tempo de uma viagem, não há como negar que existe uma enxurrada de erros nos aeroportos.

Outro assunto preocupante em muitos dos aeroportos é a falta de locais para o embarque e desembarque de passageiros. Cada vez mais essas operações ocorrem remotamente (fora dos fingers ou pontes de embarque), mas a Infraero não disponibiliza nos aeroportos ônibus em número suficiente para atender à demanda.

Não faz muito tempo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse que o Brasil era sério candidato a protagonizar um fiasco durante a Copa do Mundo. Mesmo depois de convidado pela presidente Dilma Rousseff para fazer as vezes de embaixador do Brasil para a Copa, o ex-camisa 10 do Santos Futebol Clube continua preocupado, desta vez com um discurso mais moderado.

Enquanto isso, a melhoria de muitos aeroportos e a privatização de outros continuam bambeando entre o discurso e o papel. Como disse certa feita um conhecido filósofo de botequim, “nunca antes na história deste país”.

Fonte: Ucho.Info

4 comentários:

  1. O problema não é a copa do mundo, acho que o futebol faz parte de nossa cultura e nosso torcedor merece o evento, o problema é o superfaturamento das obras, politicos e empreiteiros enriquecendo às custas da nossa maior paixão.

    ResponderExcluir
  2. É muito ruim termos um país de populaçao alegre, de repercussão calorosa, quando na verdade isso tudo chama-se SOFRIMENTO. Um povo que ri sempre pra não chorar, vendo sua Saúde desmoronar nas filas do SUS e seus governantes fazendo tratamentos caríssimos no Albert Einsten. Nossa ignorância crescendo a cada dia porque a verba destinada a educação é utilizada INDEVIDAMENTE....Saneamento básico geral, infraestrutura, assuntos que são lembrados somente em época de eleições, quando os candidatos acusam uns aos outros por abstençao, mas quando lá, eleitos e sorridentes, nem lembram que isso existe. POVO ALEGRE? NÃO, POVO SOFRIDO, PORÉM, IGUAL AO CRISTO REDENTOR, SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS..

    ResponderExcluir
  3. Os aeroportos, atualmente, não atendem nem a demanda interna, como vc diz, e não ficarão prontos para a Copa. Desta vez, concordo com o Pelé > seremos protagonistas de um grande fiasco.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o Brasil será preservado da crítica porque atende os intere$$es estrangeiros, o sofrimento de nosso povo não aparece como deveria nos nossos noticiários e a imprensa internacional nem está se importando com isso.
    Teremos oba-oba suficiente para disfarçar os desastres previstos.

    ResponderExcluir