quinta-feira, 17 de março de 2011

FRAGILIDADE DE NOSSA DEMOCRACIA ( By @PortalMatrix )

“ Democracia é algo artificialmente criado, ou seja,democracia não é coisa da natureza, não se insere em sua leis, nem funciona segundo referidas leis, ainda que deva respeita-las para ser viável”


“ Democracia não e religião nem sistema filosófico, nem regime político. Democracia é mero processo de conduta política governamental e social,artificialmete imaginado, ma que pode realmente ser vivido, se as intenções forem no sentido de garantir o máximo de librdade possível ao ser humano,respeitando as chamadas leis naturais”

“ …....... O poder é uma delegação de todos para alguns”

“ Na verdade o povo jamais acreditou se ele encarnação do poder . …. ser ele o real fiador do poder existente e instituído. Essa fiança ele expressa de modo geral, silênciosamente.”

“ Por índole e composição, o povo é legitimista, ele crê é no poder legítimo. Esta legitimidade todavia, o povo jamais há viu encarnada em pessoas, mas em sistemas que lançam as pessoas em poder alçados, senão os legítimos representantes, no mínimo seus defensores” In : Estratégis das sociedades democráticas (O poder, o Estadoe a administração – Gráfica do Senado Brasilia-DF 1975 -escrito nos anos de chumbo por Luciano Mesquita veja também http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1511612 )

Pois bem! Dentro desta ótica podemos afirmar que que elegemos o diálogo, como forma de relacionamento socio político em detrimento à força física, prevalecendo a força da razão e não a razão da força. Buscamos então defesa de nossos direitos e razões, é claro que muitas vezes de forma dura e apaixonadamente excessiva, mas nunca de forma perniciosa e letal, imputada pela razão da força.

Quando me refiro razão da força, abro parênteses e incluo a força do poder delegado legitimamente pelo instituto do voto que usado com esurpação e antidemocraticamente sendo ele alicerçada em mecanismo jurídicos instituidos por representantes políticos que afiançamos poder, diante um cenário de maioria absoluta,não mais façam questionamentos nascendo assim o Codomínio nacional da governabilidade absolutista a qualquer custo, nos faz parar para pensar na fragilidade de nossa democracia.

Um comentário:

  1. Caro Marco

    Apenas agora a Democracia Brasileira Constituida alcançou sua maioridade mas Políticos e eleitores ainda caminhando no "Be A Ba" deste sistema.
    Muito ainda nos falta para compreendê-lo e práticá-lo.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir