sábado, 26 de março de 2011

PSDB REAGE À INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NA VALE.

O PSDB reagiu com veemência, nesta quarta-feira, à tentativa de interferência do governo da presidente Dilma Rousseff na Companhia Vale do Rio Doce. “Não dá para aceitar”, avisou o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), destacando que a ação do governo é “primitiva e antidemocrática”. Guerra destacou que qualquer inferência do Estado numa empresa sob controle privado, como é o caso da Vale, só pode ser aceita na hipótese dos interesses dos acionistas estarem sendo contrariados. “Não é o caso da Vale. Os bons resultados da empresa estão aí”, destacou.


Ao comentar as notícias sobre a reunião do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com controladores privados da Vale para discutir a substituição do presidente da companhia, Roger Agnelli, o presidente do PSDB disse que “uma coisa é o discurso da presidente Dilma e outra são os gestos do seu governo que agora começam, cada vez mais, a divergir”. E concluiu: “Deixem a Vale em paz. Ela é um pedaço do Brasil que vai bem”.

Em plenário, o senador Aécio Neves (MG) fez um discurso também criticando a ação do ministro. “Não me parece apropriado que o ministro, a mais alta autoridade da área econômica do governo, apareça como alguém que força, solicita ou que impõe uma mudança na direção de uma empresa controlada por capital privado”, afirmou destacando que a tentativa do governo é a de impor que a empresa seja conduzida de forma a atender interesses políticos “de um governo circunstancial”. Segundo Aécio, a Petrobras e os Correios estão aí para mostrar à sociedade os custos e as perdas por adotarem programas e investimentos “planejados por Brasília”.

Ainda em plenário, o senador mineiro antecipou que a intenção do PSDB é a de convocar o ministro da Fazenda para explicar a sua ação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para o senador Mário Couto (PA), a ação do governo que, aliás, nasceu ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é “coisa de ditadura

Fonte: http://bit.ly/fqaCwv

Nenhum comentário:

Postar um comentário