segunda-feira, 14 de março de 2011

NOSSA TSUNAMI É MORAL ( By Marco Sobreira )


Ontem recebi uma mensagem no twitter, “Ando te acompanhando, tem escrito muito ultimamente”, ao que respondi, “Munição é o que não me falta”. Realmente, é só abrir os portais de notícias e invariavelmente vai estar lá uma denuncia de corrupção, em todos os Estados, por todos os partidos, sempre tem alguém metendo a mão no dinheiro público. As causas serão motivos de estudos e teses de psicólogos, antropólogos, sociólogos e cientistas políticos, mas na verdade para mim que sou um simples médico, o motivo é um só, a impunidade. Rouba-se em todos os níveis e ninguém é preso nessa República de bananas.

Felizmente a imprensa não cooptada está vigilante, não fora o trabalho de reportagem exibido ontem no Fantástico, provavelmente levaria anos para que os nosso órgãos públicos investigativos descobrissem a verdadeira máfia que se criou em torno das lombadas eletrônicas e os radares de fiscalização de velocidade. Escandaloso, vergonhoso, inescrupuloso a intermediação dos negociadores do assalto aos cofres públicos, não se discute mais se vai haver ou não propina, discute-se apenas o valor das comissões que pode ser de 3, 5, 8, 10, 15, 50 ou 100%, depende apenas da coragem ,do apetite e de quantos vão participar da partilha.

Como mostrou a reportagem, editais viciados, direcionados, firmas de fachada, superfaturamento, lambadas em ruas onde sequer existe calçamento ou trafego de veículos, radares pré-programados para tornar possível a retirada de multas abrindo caminho para a negociata imoral.

Estamos assistindo aterrorizados, alarmados e compadecidos o sofrimento do povo japonês, que após grande terremoto viu desaparecer cidades inteiras, varridas por uma gigantesca tsunami, milhares de vidas perdidas e prejuízo material de dezenas de bilhões de dólares. Não temos como não fazer uma analogia com a nossa realidade, pois se geograficamente estamos isentos desses desastres naturais, certamente sofremos constantemente os efeitos de uma verdadeira tsunami moral.

A corrupção avança como uma onda avassaladora em todos os cantos deste País, bilhões são surrupiados da educação, da saúde, previdência, assistência social, moradia, etc, Quantas mortes? Não há estatísticas , mas certamente milhares de crianças sofrem com uma educação de péssima qualidade, escolas precárias, transporte escolar insuficiente, professores mal pagos e muitas vezes até sem merenda escolar. Milhões de brasileiros morrem nas filas da saúde pública, sem remédios, exames, cirurgias, UTIs e Utins. Falta abrigo aos nossos idosos, aposentadoria decente aos aposentados, casa para os mais necessitados, com certeza o dinheiro roubado do povo faz milhares de vítimas.

É preciso um choque de moralidade nesse País, é preciso colocar essa corja atrás das grades, é preciso responsabilizá-los, não só por peculato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, as conseqüências da falta desses recursos à população têm que pesar em suas condenações.

Enquanto o povo japonês morre com dignidade por algo contra a qual não podem lutar, nosso povo morre por falta de vergonha daqueles que só usam a política em benefício próprio, Temos que ter a dignidade de denunciar e exigir providências a quem de Direito.

Sinceramente, o que assistimos é de envergonhar todo brasileiro com um mínimo de decência.

Conforme respondi ao amigo no twitter, munição é o que não me falta, não me calarei.

3 comentários:

  1. É amigo.... Realmente temos uma tsunami de corrupção no nosso país. Um verdadeiro cancer no rico dinheirinho dos nossos impostos. Acho até que poderiamos pagar mais imposto, contudo, que não tivessemos que arcar com aquilo que ja pagamos. A saber; Pagamos todo tipo de imposto ao erário mas temos que pagar um plano de saúde, não podemos deixar nossos filhos estudarem em escolas públicas, temos que pagar segurança privada,etc,etc,etc... É doutor, seria bom que quem anda dizendo que voce tem escrito muito percebece o quanto é necessário a sociedade pessoas do seu nivel, que pensa e faz pensar. Com relação ao recado deixado; Não tema pois cachorro que ladra não morde. Prossiga!!!!! Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos

    O QUE MAIS ME ENTRISTECE É SABER QUE TANTOS MOVIMENTOS PARTIDÁRIOS DA DECÊNCIA NÃO SE UNAM NA LUTA CONSTANTE CONTRA AS IMORALIDADES QUE TOMARAM CONTA TANTO DO PODER PúBLICO COMO PRIVADO.
    A GRANDE MÍDIA SÓ DARÁ ESPAÇO QUANDO PERCEBEREM QUE A MULTIDÃO QUE ESTÁ CAMINHANDO NAS RUAS NUM MOVIMENTO SILENCIOSO, DEMOCRÁTICO MAS COM A INDIGNAÇÃO ESTAMPADA NA FACE FOR MAIOR QUE A QUE TRANSITA NA INTERNET TRAZENDO A VERDADE DOS FATOS.
    A MAIORIDADE DEMOCRÁTICA DEVE TER A PRECISÃO DO BISTURI, A VISÃO DE LINCE E A PERSEVERANÇA DO ORIENTAL!!!!!!

    SOMENTE UNIDOS, JUNTOS E MISTURADOS CONSEGUIREMOS QUE O CLAMOR POPULAR DÊ ECO AO #BRASILDECENTEJÁ.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  3. Ramona Carneiro da Cunha14 de março de 2011 às 17:57

    Não consigo ver uma luz no fim desse túnel, aliás, nem o túnel eu vejo...Tem horas em que sinto-me sem forças, entregue a minha própria sorte. Lutamos, berramos, protestamos e as histórias sempre se repetem, como uma reprise, um remake, apenas mudando os personagens dessa mesma história, de bandalheira e corrupção!
    A impotência diante da fúria desse TSUNAMI MORAL,assemelha-se ao que deve sentir os que já experimentaram o da mãe natureza.

    ResponderExcluir