sexta-feira, 25 de março de 2011

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS COBRAM INVESTIGAÇÃO DE ATENTADO A BLOGUEIRO NO RIO.

A organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, pediu nesta quinta-feira que a Polícia Federal investigue a pista de um possível acerto de contas no ataque contra o blogueiro Ricardo Gama, conhecido por críticas regulares a políticos, empresários e autoridades policiais.


Gama, de 40 anos, foi baleado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, nas costas, no pescoço e na cabeça e, embora sua vida não corra risco, os médicos temem que ele perca a visão de um olho.

A RSF indicou que há pouco tempo o blogueiro denunciou a presença de um empresário envolvido no tráfico de drogas na favela da Rocinha e solicitou que a investigação leve em conta essa última acusação.

“Abordar o crime organizado ainda expõe os jornalistas brasileiros a graves ameaças”, assinalou a RSF em comunicado, segundo o qual a vítima é conhecida por “suas fortes críticas contra as autoridades locais”.

Para o RSF, apesar dos avanços em liberdade de expressão sob o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa, “exposta a uma forte insegurança em várias regiões”, sofre “o abuso por parte de algumas autoridades locais”, o que é “outra forma de censura que também afeta os blogueiros”.

Fonte: Correio do Brasil - http://bit.ly/ePFGoG

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da Organização! Esta situação de pressão a jornalista, principalmente, os investigativos e a comentaristas de Imprensa, profissionais ou não, tem que acabar. Isso é conseqüência da IMPUNIDADE generalizada que permeia este país, onde apenas corruptos, contraventores de todos os tipos e classes, criminosos de colarinho branco ou não, estão livres e a vontade.

    Enquanto existir conivência entre o Estado e o crime organizado, e isso é geral, a meu ver, incluindo aí, nesta lista, os 03 poderes da República e setores importantes da sociedade, privada ou não, as coisas serão assim. Lamentável sob todos os aspectos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito! Ao ver a ocupação das favelas do Rio de Janeiro pela policia, claramente vemos que os Narco Traficantes são verdadeiras entidades de beneficência, afinal, dinheiro vivo nunca vimos nas apreensões, mas armas velhas e muitas sem utilidade pudemos ver aos montes, e de vez em quando uma arma um pouco mais moderna.
    A mídia oficial então, fez o maior barulho, vendendo a imagem de uma falsa segurança, ajudando assim a cidade que será sede olímpica a passar uma imagem de tranqüilidade ao mundo.
    Combater o crime organizado não é tarefa fácil,e cobri-lo jornalisticamente com independência é bem pior, que o diga a família do grande Tim Lopes.

    ResponderExcluir