segunda-feira, 21 de março de 2011

PONTO PRA DILMA, QUANTO A LULA...( By Marco Sobreira )


O Presidente dos Estados Unidos, maior potência militar e econômica do mundo nos visitou nesse final de semana. Ao contrário de seus antecessores que por aqui estiveram, o Sr. Barack Obama foi de uma simplicidade e simpatia cativante, sem aquele olhar de superioridade, humilde até eu diria.

Falou de igual para igual com a Presidente Dilma Rousseff, logicamente tentando defender os interesses do seu país, reconheceu o nosso bom momento na economia e elogiou a democracia. O mesmo fez a nossa Presidente, tendo sido muito feliz em seu pronunciamento, simples, objetivo, deixou bem claro para o visitante a posição brasileira em relação a necessidade de se rever as barreiras protecionistas que tanto prejudicam nossas exportações. Mencionou nossa intenção de conquistar um assento permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Obama falou exatamente o que podia em relação ao nosso objetivo na ONU, mas infelizmente ficou devendo quanto a medidas que tornem mais justas as nossas relações comerciais, entretanto, estamos próximos de sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e pelo andar das obras vamos precisar de parceiros para as obras de infra-estrutura e tecnologia, se não quisermos pagar um tremendo mico perante a comunidade internacional. É hora de esquecermos nossas diferenças e aproveitarmos o momento para uma nova estratégia em relação ao vizinho do norte, sabidamente interessado em nossa tecnologia em energias renováveis e no petróleo do pré-sal.

Os críticos do rígido esquema de segurança em torno de Obama deveriam ter o bom senso e entender que o Presidente da Nação mais poderosa do planeta, envolvido em três guerras, combate ao terrorismo internacional e desafetos diversos, corre o risco de ser alvo de ações extremistas em qualquer país, inclusive no seu próprio, que tem um longo histórico de assassinatos de Presidentes. O fato do Presidente americano ter trazido sua família, por si só demonstra o carinho e a confiança que tem em nossa hospitalidade.

Manifestação contra quem quer que seja faz parte do jogo democrático, agora vandalismo, paus, pedras, coquetel molotov jogado contra o Consulado dos Estados Unidos foi de uma grosseria que não faz jus ao nosso conceito de povo amável, amigo e respeitador dos direitos alheios. Não dá para entender esse bando de arruaceiro, lá estavam bandeiras do PT, PSTU, MST, PC DO B, protestam contra um democrata e aplaudem tiranos como o Sr. Amadhinejad e ditadores como Chávez e Fidel, enfim gente completamente desligada do nosso tempo, idiotas de uma esquerda reacionária, ultrapassada, varrida pelos ventos da democracia.

O ponto alto da visita a nosso entender foi o discurso do Teatro Municipal, ali Obama falou diretamente ao povo brasileiro, cativou a todos nós com um discurso cheio de elogios ao nosso país, o cumprimento em português foi uma cartada de mestre, as citações a Benjor e Paulo Coelho, a menção do jogo Vasco e Botafogo demonstrou que se preparou muito bem. Foi educado ao citar a trajetória de Lula, mesmo sem citar seu nome, apesar da descortesia do ex-presidente em não comparecer ao almoço em sua homenagem.

Se em tempos recentes nossas históricas relações de amizade estiveram num patamar abaixo da tradição, é forçoso reconhecer que Barack Obama se esforçou e acredito que lançou a semente para uma nova fase entre as duas maiores economias das Américas.

Quanto à atuação da nossa Presidente, apesar de minha posição sempre muito critica, devo reconhecer que foi muito boa. Educada e gentil deixou no entanto, bem claro as posições contraditórias que emperram uma melhor parceria comercial entre os dois países, abrindo espaço para negociações que possam ser proveitosa às duas nações.

Muito boa a visita, enquanto o Sr. Amadhinejad só nos trouxe constrangimentos, Obama colocou o Brasil positivamente no noticiário internacional. Ponto para a Dilma Rousseff, quanto ao Lula, que curta sua dor de cotovelo.

7 comentários:

  1. Caro Doutor, uma vez mais e com prazer, concordo literalmente com seu texto, sempre oportuno, pertinente e pontual. Vejo na visita de Barack Obama, reconhecimento, proposta de reaproximação com finalidade e objetivos explícitos de melhores acordos e projetos, comuns, tenho absoluta certeza que o Brasil, se for hábil e positivo, vai avançar e muito a partir destas novas possibilidades e parcerias com o EUA.
    Sobre Obama pouco a acrescentar, apenas que ele sabe de onde veio, reconhece e valoriza, de verdade, suas origens e é um homem extremamente preparado, carismático, inteligente, simples e um grande líder.
    Feliz de nossa geração que efetivamente transformou o Mundo, ter visto a acompanhado a luta de Martin Luther King e presenciar este momento especial de um presidente negro na a frente da maior nação do Mundo, por enquanto, pois acredito demais no Brasil, que está a caminho, faltando ainda acertar algumas situações internas que infelizmente ainda o empobrecem. Positiva a visita e a posição da Presidenta Dilma, que, a meu ver, mandou outro recado ao convidar FHC para o almoço e a mesma mesa de Obama.

    ResponderExcluir
  2. CARO MARCO

    ESTE É O AMADURECIMENTO DEMOCRÁTICO QUE ESPERAMOS, DAQUI POR DIANTE, FAÇA PARTE DA GOVERNANTE DE HOJE E DO GOVERNANTE DE AMANHÃ.

    AO REIMORTO???? MORTO!!!!!!!

    MARISA CRUZ

    ResponderExcluir
  3. Apesar de todo o otimismo na retórica, pareceu-nos que ficamos que nem aquele cachorrinho esperando o afago do dono, todos esperamos ser reconhecidos pela comunidade internacional e pelo nossos senhores, O EUA, esse negócio de Copa do Mundo e Olimpíada está parecendo uma balela, o sujeito vem aqui com um aparato de ocupação, sim uma pequena ocupação, revista nossos ministros, passa a mão na bunda é tudo, fala que nós precisamos saber que na favela também tem gente boa e todo mundo aplaude, francamente...

    ResponderExcluir
  4. Perfect!!! É complicado entender esses discursos radicais "antiamericanos" e fora de moda... o Brasil não resolve o problema do mundo e nem seus próprios problemas, se fechando ao diálogo! esses fatos narrados no trecho "Não dá para entender esse bando de arruaceiro, lá estavam bandeiras do PT, PSTU, MST, PC DO B, protestam contra um democrata e aplaudem tiranos..." é o reflexo de uma má formação cultural ou então estão fingindo demência! abraço e parabéns pelo brilhante Texto

    ResponderExcluir
  5. Concordo com seu parecer. Mas, com ela, ainda fico com 1 pé atrás. Mineiro é desconfiado. Ela já percebeu que todas as burrices do ex só atrapalhou o Brasil no exterior e sabe, tb, que todos os elogios foram farta/ financiados.Portanto, tem mesmo que mudar a ação. Mas, aqui dentro, não estou gostando nada dela. Abs. opcao_zili. ET Se Obama não veio antes é porque o ex, depois de cada visita ou encontro com o governo americano, pelas costas só falava besteiras. Fora o que ele fez com uma secretáeia de estado- Hillary. Eles não perdoam mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo uma jogada de mestre da Presidente Dilma, Se ela continuar lendo a arte da Guerra de de Sun Tzu, logo teremos uma oposição vencida sem ter havido guerra.Dilma ao se posicionar no centro, entra em um terreno convergente,se apressa em criar um mandato de coalizão subliminar,conquistando parcerias de peso,por simpatia "O terreno de interseção é aquele ao que convergem as principais vias de comunicação unindo-as entre si: seja o primeiro em ocupá-lo, e os demais terão que por-se a teu lado. Se o obténs, te encontras seguro; se o perdes, corres perigo."

    colocando o PSDB em um tereno estreito.
    "O que é terreno estreito? É aquele que apresenta um vale entre duas montanhas. Se você ocupa este tipo de terreno, você deverá bloquear as passagens estreitas com guarnições fortes e esperar pelo inimigo. Se o inimigo ocupou esse terreno antes e bloqueou estas passagens estreitas, você não deverá perseguí-lo. Se o inimigo não bloqueou essas passagens, você poderá procurá-lo.
    Sun Tzu"
    Sem alianças o PSDB/DEMO permanecerá na direita,sendo vencido pela manobra.Porque será que convidou FHC para o almoço como OBAMA?O que vemos nos Estados é uma consequência deste movimento,debandada em massa de bancadas de Deputado Estaduais da coalizão de oposição.
    Quanto a visita de OBAMA, e futuras parcerias, manterá Dilma nesta posição consolidada. (Terreno convergente),Oposição para não cair pela manobra, tem que atacar estratégia do adversário buscando seduzi-lo com uma isca,utilizando o adversário contra ele mesmo
    Bom seu Post. Doutor, independente de Bandeiras tu tens visão do jogo.

    ResponderExcluir
  7. ACM NETO ELOGIA DILMA

    A pesquisa é publicada em um momento em que Dilma Rousseff recebe, pela primeira vez, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O primeiro dia teve almoço no Itamaraty e a mandatária brasileira foi elogiada pela postura na recepção a Obama.

    Os elogios foram colhidos até na oposição, especialmente em relação ao discurso da presidenta. O líder do DEM na Câmara Federal, ACM Neto. Via Twitter, ele disse que “a presidente Dilma fez um discurso preciso, à altura da importância da visita do presidente Obama”. Fonte: http://www.pimenta.blog.br/?category_name=pimenta-na-muqueca&paged=2

    ResponderExcluir