sexta-feira, 26 de agosto de 2011

É PRECISO DIZER A QUE VEIO PRESIDENTE (By Marco Sobreira)

Estamos entre os 79 milhões de brasileiros que não votaram em Dilma Rousseff, entre outros, o principal motivo é que não acreditávamos na sua capacidade de se impor perante a base aliada, principalmente ao PT e o PMDB. Não víamos na então candidata liderança política suficiente para enquadrar seus comandados e experiência administrativa para comandar um país tão grande e complexo como o Brasil.

 Com sua eleição resolvemos dar um tempo, aguardar os acontecimentos e como não somos daqueles que torcem para o quanto pior melhor, confesso que cheguei a torcer pelo seu sucesso. Infelizmente após oito meses de governo não tenho motivos para mudar meu conceito quanto à performance da Presidente.

 Tendo herdado um governo podre , loteado, com a corrupção no DNA de grande parte dos Ministérios, frutos naturalmente dos acordos espúrios que o ex-presidente deixou. Transformou os Ministérios em feudos, cada partido com seu quinhão e liberdade de indicar quem quer que fosse, sem priorizar a competência, honestidade e a vocação pública, bastando a fidelidade canina ao Chefe.

 Deu no que deu, escândalos, corrupção desenfreada, uso da máquina pública, tráfico de influência, enfim, uma verdadeira parceria público privada, onde o governo entra com o nosso dinheiro e os companheiros com os bolsos recheados, dólares na cueca, carrões, mansões e o bordão do não sei, não vi, não ouvi, é tudo legal, constitucional. Na verdade criou-se a convicção de que tudo é possível desde que se enquadre nos objetivos do sistema e de seus comandantes.

 Dilma Rousseff como Ministra Chefe da Casa Civil não poderá nunca alegar desconhecimento do projeto fisiológico implantado pelo Chefe, mas com a ajuda da mídia agregada tentou e ainda tenta nos passar a imagem de durona, de faxineira do lixo acumulado nos ministérios, até iniciou umas ações, demissões rápidas , só que ao esbarrar no PT e no PMDB a máscara caiu e em nome da tal governabilidade vai convivendo com os sucessivos escândalos que já chegam muito próximo de si, já que sua Ministra da Casa Civil se viu envolvida em denúncias que no mínimo lhe deixam em situação muito desconfortável.

 O resultado de tudo isso é que temos um Governo de factóides, paralisado pela incompetência administrativa e falta de coragem política da Presidente em desmantelar o loteamento irresponsável de seu antecessor e criador.

 Façamos um retrato do Brasil de Dilma, as obras de  transposição do rio São Francisco estão parada, o programa minha casa minha vida anda a passos de tartaruga, nossa produção perde competitividade nas estradas esburacadas e nos portos ultrapassados, a Justiça assiste ao assassinato e ameaças de seus magistrados, o crack invadiu como nunca as nossas cidades, mães perdem seus filhos à porta de maternidades fechadas, idosos morrendo na fila dos SUS, hospitais lotados com pacientes amontoados nos  corredores em macas improvisadas ou mesmo no chão, lentidão na liberação de exames e procedimentos que podem determinar o viver ou morrer, a dengue se alastrando antevendo graves problemas quando o verão chegar, enfim a saúde está um caos. A educação estagnada, sem objetivos concretos, sem estímulos a professores que mal pagos e ameaçados abandonam o setor público, sequer consegue o Governo realizar o ENEM sem as denúncias de sempre. Segurança pública nem pensar, as cidades estão entregues aos marginais enquanto a população trabalhadora e decente se vê aprisionada em suas próprias casas, um simples passeio de carro com a família tornou-se aventura de conseqüências impossíveis de se prever. As comunidades das periferias das grandes cidades estão nas mãos dos traficantes ou das milícias por ausência total do poder constituído, campo fértil para o crescimento do crime organizado.

 Enquanto a anarquia se instala, no centro do poder de todos os níveis e em todos os recantos desse país, os governantes tramam a melhor maneira de se apropriar do erário público. Percebo pequenos movimentos em prol da moralidade e contra a corrupção, esperamos que cresçam como bola de neve e a Presidente se verá numa encruzilhada, levar a sério as denúncias, autorizar a criação da CPI da corrupção, ser implacável com os desvios de conduta, caso contrário os movimentos populares começarão  a tomar proporções que colocarão em risco a própria Presidente.

 É HORA DE DIZER A QUE VEIO PRESIDENTE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário