sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BULLYING: AMEAÇA CONSTANTE (By Nathália Sobreira)



Perante vários problemas sociais, podemos destacar um que há algum tempo vem sendo identificado pela sociedade como Bullying – palavra que pode ser traduzida como ‘’intimidar’’. Diante disso, com todo o avanço tecnológico e as facilidades que esse meio proporciona a todos surgiu o Cyberbullying, uma nova forma de praticar violência.

Durante a rotina de muitas pessoas, há um certo convívio com jovens e crianças, e quem possui essa proximidade sabe que alguns tem a capacidade de praticar pequenas, ou até mesmo grandes brincadeiras de mau gosto. Na escola isso é muito comum. Alguns fazem piadas sobre as diferenças físicas, seja pela altura, peso, criam apelidos constrangedores, zombam pelo comportamento, que na maioria das vezes é bem recatado, quando tudo isso acontece repetitivamente nomeamos como Bullying.

Porém, como foi dito antes, existe uma segunda maneira para dar continuidade ao pesadelo das vitimas, o cyberbullying. Fotos constrangedoras, emails ameaçadores, perfis falsos em sites de relacionamento com difamações, compõe o cardápio da vida de muitos estudantes.

Um caso que recentemente chocou o pais, foi a chacina na escola Tasso da Silveira em Realengo- RJ, causada por Wellington Menezes que tirou a vida de 12 crianças, hipoteticamente por vingança. Pessoas ‘’próximas’’ e de acordo com especialistas, o ato foi cometido pelo ex aluno por ter sido vitima de Bullying durante a infância.

Dessa forma, pais e educadores devem saber reconhecer as mudanças de comportamento dos alunos, falar mais sobre o assunto, informar sobre as conseqüências, para que os expectadores possam ver e denunciar. Para ajudar a relação entre eles, um trabalho de conscientização constante deve ser feito, a fim de amenizar o problema de ampla polêmica. Contudo, para conter o sadismo dos agressores, já deveria existir uma legislação penalizando com rigor essa ameaça constante.

Um comentário:

  1. Nathália,

    O bulling acontece com tanta violência, hoje em dia, por causa da falta de educação nas famílias. As crianças aprendem a discriminar em casa, diante dos preconceitos que os pais externam diariamente. Preconceito contra os negros ( ex- negro de alma branca), pobres ( filha ou filho não cas com ele), raça etc. Como combater na escola?
    Filhos que agridem os pais com berros e, às vezes, tapas e não são corrigidos para não traumatizá-los. Como ser diferente na escola?
    Pais que agridem educadores por reprovar, ou chamar a atenção do filho mal-educado. Estamos numa quadra difícil no país e muito mais na educação. Lamentável, minha querida. Tudo é reflexo do lar e da desconstrução dos valores, patrocinada pelo PT. Sinto muito o futuro de meus netos.

    ResponderExcluir