terça-feira, 30 de agosto de 2011

NÃO FICA COM VERGONHA, PRESIDENTA? (By Marco Sobreira)

Posso estar sendo cansativo, me perdoem os leitores do blog, mas não me canso de ficar indignado com os absurdos a que estão submetidos os mais pobres deste país, principalmente quando precisam dos serviços públicos de saúde.

Como justificar a morte de mães e bebês no momento que deveria ser de pura felicidade?
Como explicar que uma maternidade só tenha médicos de segunda a quinta-feira?
E a mãe que perdeu seus filhos gêmeos por que encontrou a maternidade de portas fechadas?

Nada justifica, nada paga o sofrimento de quem por nove meses, sonhou, planejou, preparou com carinho o enxoval, o quarto para receber o que seria a alegria de uma família. Planos e mais planos desfeitos por negligência dos responsáveis e de gestores irresponsáveis, omissos no acolhimento de nossas parturientes e indiferentes aos seus sofrimentos.

Milhares de hospitais nesta republiqueta mantêm serviços de obstetrícia sem a menor condição de fazê-lo , conheço muitos em que o plantonista do pronto-socorro também é quem atende a maternidade, muitos sequer fizeram um parto em toda sua vida, pediatras na sala de parto então, nem pensar, luxo permitido apenas aos moradores de grandes cidades. Fica tudo na mão das enfermeiras e seja o que Deus quiser. Quando o parto é normal, sem complicações, qualquer um é capaz de fazer, por séculos e séculos nascemos nas mãos de parteiras, o problema é quando ocorre qualquer problema, aí acontece o que temos assistido.

Uma vergonha, uma lástima que nos dias atuais mães percam seus filhos e que morram por falta de um atendimento adequado, por falta de médicos ou UTINs, falta do Direito Humano de se ter um filho com dignidade e segurança.

Enquanto isso o país se prepara para gastar bilhões de reais na construção de praças esportivas, estradas, aeroportos, alojamentos, comunicações e segurança para realização da Copa do Mundo de futebol e Olimpíadas. Estamos nos preparando para receber o mundo em nossa casa enquanto não somos capazes de oferecer uma saúde de qualidade à nossa gente.

No último domingo assistimos apreensivos e preocupados o atendimento ao técnico do Vasco da Gama que passou mal em pleno estádio, acompanhamos o pronto atendimento, a rapidez com que o treinador foi atendido, ambulância UTI, hospital de qualidade, diagnóstico rápido e preciso, tratamento indicado imediato e grandes possibilidades de sobrevivência. Que bom se tudo isso estivesse também disponível ao cidadão comum, ao usuário do SUS, o que infelizmente não acontece, poucos sobrevivem a quadros semelhantes.

Esse é o nosso Brasil, povo morrendo nos hospitais públicos e nas filas do SUS enquanto o Governo assiste complacente a um tsunami de corrupção, incapaz de combater com a firmeza o bando que se apoderou do poder para em beneficio seu e de companheiros, surrupiar o dinheiro que poderia salvar ou amenizar o sofrimentos de milhares de brasileiros que não têm como se beneficiar da medicina de ponta e de alta qualidade oferecida à elite deste país.

Não fica com vergonha, Presidenta?

Um comentário:

  1. Isto é o fim da picada, hoje em dia com tudo o que se pode fazer pelas mães e seus bebês.
    Imediatamente penso nas milionárias obras faraônicas para...Copa do Mundo...
    O povo ñ deveria aceitar uma coisa destas.

    ResponderExcluir