quinta-feira, 22 de abril de 2010

A POLITICAGEM MENTIROSA DE DILMA COM TANCREDO NEVES.

Quando começou a história de #dilmentira, parecia provocação típica de campanha, mas realmente trata-se de um método da candidata petista. Há todo tipo de lorota, inverdade, cascata, fato desvirtuado etc. Alguns casos são meramente patéticos, como as montagens grosseiras de seu blog, no qual uma mesma foto pode ser espelhada e não-espelhada, com cartazes escritos de forma correta e invertida MA MESMA IMAGEM.




Em Minas Gerais, visitando São João Del Rey, Dilma protagonizou a cena abaixo:


Além da risada incabível para uma fotografia tirada num túmulo, foi um desrespeito à memória do político ali sepultado, pois o PT PROIBIU SEUS DEPUTADOS DE VOTAR EM TANCREDO NEVES E EXPULSOU OS TRÊS QUE DESOBEDECERAM. Notem a ironia: o candidato da Ditadura, no Colégio Eleitoral, era Paulo Maluf, hoje aliado de Dilma Rousseff.




O episódio poderia ter passado, mas prossegue. Hoje, a candidata comete o seguinte artigo, cujos trechos vão abaixo (todos comentados, com grifos meus):



“TANCREDO FOI UM GRANDE BRASILEIRO, QUE CONDUZIU O PAÍS DE VOLTA À DEMOCRACIA – Hoje se completam 25 anos da morte do presidente Tancredo Neves. Foi um grande brasileiro, que conduziu o país de volta à Democracia e ao Estado de Direito, com o sacrifício da própria vida. Nós, mineiros, sempre nos lembraremos dele pelo que disse no discurso de posse como governador de Minas Gerais, em 1983: – O primeiro compromisso de Minas é com a Liberdade! Foram palavras corajosas, num momento em que a sociedade brasileira se mobilizava para os confrontos decisivos com as forças do arbítrio. Tancredo é associado à sua capacidade de conciliação, mas também demonstrou sua coragem. Instaurada a ditadura, em 1964, não deu seu voto ao candidato do regime militar na eleição indireta.”



Às vezes é gaúcha, às vezes é cidadã de Fortaleza, às vezes “tem a cara de São Paulo”, mas neste texto Dilma é mineira, embora use a certidão de nascimento para fazer troça dos eventuais e convenientes conterrâneos. Afinal, está zombando de um herói local, de um mártir da democracia. E isso é, sim, zombaria.



Porque, no artigo, aponta como virtude de Tancredo – e de fato é inquestionável – sua “capacidade de conciliação”. E o que exatamente aconteceu na época? O MDB, por meio de Tancredo, entre outros grandes líderes, realizou um extraordinário processo de conciliação para vencer o PDS



O trecho “não deu seu voto ao candidato do regime militar na eleição indireta” é uma piada de mau gosto, um verdadeiro escárnio vindo de quem vem. E o PT, o que fez em 1985, quando finalmente o Brasil conseguia se ver livre da Ditadura? EXPULSOU quem votou em Tancredo! Agora, Dilma diz isso. E tem mais. Muito mais.



“Tancredo Neves foi um daqueles raros líderes que tinham preocupação sincera com a questão social no país – defendia o progresso para reduzir a desigualdade (…) Em minha primeira viagem desde que deixei o honroso cargo de ministra do presidente Lula, para assumir um novo desafio, estive em São João del-Rei, onde Tancredo nasceu e está sepultado (…) Pelo que fizemos no governo do presidente Lula, e pelo que ainda faremos juntos, podemos afirmar que começamos a realizar o sonho de Tancredo Neves…”



É demais. A viagem para São João Del Rey foi politicagem barata, quase tão risível quanto esse artigo, com direito à candidata posando para fotos DANDO RISADA num túmulo.



Mas vamos lembrar o que o PT achava do “raro líder que tinha preocupação sincera com a questão social no país”? Taí a capa (PDF) do Jornal da Tarde do dia 11/02/1985





Eis a verdade. Agora, Dilma tenta reescrever a história de acordo com a conveniência eleitoral. Seus heróis são outros, Dilma. Quem são mesmo eles? Quem são os “estadistas” que você sempre admirou em toda sua “trajetória política”? Seja honesta com o eleitorado e os assuma.




Tancredo, seguramente, não faz parte desse rol.

4 comentários:

  1. Quando fala de Tancredo e sobretudo de Minas, eu confesso que fico até arrepiado. Com certeza Dilma errou ao visitar o túmulo do saudoso Tancredo Neves e errou mais ainda quando transformou esta visita num circo com propósitos "eleitoreiros". O próprio Aécio lembrou desse episódio do PT em não apoiar seu avô nas eleições indiretas. Considero uma afronta aos Mineiros a atitude da Pré-candidata do PT e sobretudo um desrespeito com os familiares do saudoso Tancredo Neves.

    ResponderExcluir
  2. Aiiii que banzo!!!! Fui em alguns comícios do Tancredo pra Presidente....

    Calma Vanda, Calma!!!!Sem exageros.... Leia minha filha, leia!!!! Quando não sei sobre um assunto, prefiro ficar calada! Se já tivesse se candidatado ao menos a vereadora, saberia se comportar de acordo ao local onde estivesse. Pena que não teremos carnaval antes da eleição...rssss Só o nosso quando te derrotarmos!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O cinismo de certos políticos é mesmo insuportável.
    Eu me lembro e muito bem do momento político vivido no Brasil no início dos anos 80, quando toda a classe política, juntamente com a classe artística e a intelectualidade brasileira, de mãos dadas ao povo, lutaram pelas Diretas Já !!!
    Eu fiz parte desse movimento e fiquei decepcionado ao ver a emenda Dante de Oliveira ser derrotada no Congresso, frustrando a vontade da maioria absoluta da população brasileira que exigia a mudança política.
    Infelizmente não se conseguiu aprovar aquele movimento, devido a critérios espúreos de votação no Congresso Nacional, que privilegiou a vontade da minoria, porque havia um quórum de quase unanimidade a ser atingido e assim o jeito foi o Dr Tancredo Neves enfrentar a ditadura em seu próprio território e sob suas regras, no Colégio Eleitoral, para extinguir a mancha política instaurada e enraizada nesse país.
    O radicalismo do PT foi tão absurdo que provocou dissidencias e expulsão de alguns de seus seguidores que queriam participar da votação em favor de Tancredo Neves,pois aquela era a grande oportunidade de virar o jogo político e reconduzir o Brasil à democracia, após 20 anos de ditadura e desmandos.
    Pois bem, os jornais da época documentaram em letras garrafais e em primeira página o pensamento petista da época e a cegueira política provocada pelo radicalismo.
    O PT era adversário da democracia e juntamente com as centrais sindicais sob seu controle, declararam "Guerra ao Dr Tancredo Neves".
    De fato, após a reconquista da democracia não cabe o discurso extemporâneo, demagógico e hipócrita feito pela ex ministra Dilma, muito menos o enorme sorriso estampado em seu rosto, no túmulo do finado Tancredo Neves.

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir