quarta-feira, 21 de abril de 2010

REELEIÇÃO OU MANDATO DE 5 ANOS?

Segundo a mídia, Serra se comprometeu com  Aécio enviar ao Senado proposta para o fim da reeleição e mandato de 5 anos, valendo para 2014 em diante, isso é não vale para o próximo. Você tem opinião sobre o assunto? Quer discutir? Deixe seu comentário.

8 comentários:

  1. Dr. Marco
    Olha este assunto é complicado. Boa parte da população concorda em um mandado só. O Lula também era contra, mas deu no que deu, se pudesse ele entraria para um terceiro mandato já que o povo que vota para ele, é a maioria. Fala uma coisa quando está fora do gerno e muda sua leitura totalmente quando está gostando do poder. Eu penso que deveria ser dois mandatos de 4 anos,pois creio que se o fulano politico for bom, merece uma nova oportunidade, porém no Brasil, o segundo mandato os politicos se acomodam.
    Abraços
    Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história em Blumenau SC

    ResponderExcluir
  2. Adalberto,
    diferente de você, prefiro o mandato único de 5 anos para todo o Executivo, o instituto da reeleição tem proporcionado verdadeiros abusos à lei e proporcionado aumento da corrupção, além de ser altamente desgasstante ao Prefeito principalmente o 2º mandato. Acho que 5 anos dá para se fazer um bom governo além de facilitar a alternância no Poder que é benéfico à democracia.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marco
    No momento também penso assim, não estamos preparado para dois mandatos, mas quem sabe um dia.Agora a corrupçao, os desmandos e toda podridão que todo mundo sabe e a maioria participa, o ideal é 5 anos de mandao sim, concordo com sua opinião. Aqui em Blumenau temos exemplo já de dois prefeitos que se reelegeram e se acomodaram ou quase nulos no segundo mandato, é o caso do atual prefeito da cidade.
    Abraços
    Adalberto Day/cientista social e pesquisador da história em Blumenau SC

    ResponderExcluir
  4. Nem Reeleição, nem mandato de 5 anos.
    Quem não fez em 4, não fará em 5. Ilusão.
    5 anos é muito tempo neste mundo que viaja a uma velocidade cada vez maior. 8 anos então, uma eternidade, o céu (para poucos).
    Pelo fim do Instituto da Reeleição, a favor do Instituto da RENOVAÇÃO. Princípio da Natureza. Estamos na contra-mão da natureza.

    ResponderExcluir
  5. Ed Garcia,
    Apesar de achar que um ano faz diferença sim, concordo com vc que o principal é acabarmos com a reeleição, essa sim deve ser banida do nosso sistema, pelos motivos já expostos acima. Devo concordar com nosso amigo Adalberto Day quando diz que não estamos prontos para a reeleição.

    ResponderExcluir
  6. Totalmente a favor dos 5 anos. Qdo no segundo mandato, os governantes começam a achar e agir como se a coisa pública seja familiar.... Isso sem contar que a administração deixa a desejar. E tô falando de todos os partidos....

    ResponderExcluir
  7. Nadiavida,
    Sem contar amiga o desgaste do governante, principalmente prefeitos de pequenas cidades que estão mais expostos aos contatos com os cidadãos e tende a perder a paciência, muitas vezes deixando a adinistração por conta dos auxiliares. Para a democracía a renovação e a alternância de poder é salutar. Reeleição propicía a Prefeitos, Govenadores e Presidente, usar a máquina pública em proveito próprio, já que está no mandato, tornando a disputa muito desigual. Quanto ao argumento de ter que se aturar por cinco anos um governante ruim, o problema é da escolha,há de se pensar bem, senão vale a máxima de que cada povo tem o governante que merece.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que disse. Normalmente no 2º mandato deixam por conta dos "Secretários, diretores e afins" Vira uma meleca.Falo por experiência própria.... Perde-se o controle... rsss. Vamos fazer campanha pros 5 anos??? abraços!

    ResponderExcluir