domingo, 6 de outubro de 2013

RIO MUQUI, O RIO QUE TEIMA EM NÃO MORRER



Uma cena me chamou a atenção alguns dias atrás, várias pessoas pescando na ponte em frente a antiga exposição no centro de Atilio Vivácqua, o que aguçou a minha curiosidade, já que há muito não via alguém se se despusesse a achar que ainda haveria peixes de porte a justificar tal iniciativa, tal o grau de poluição do rio Muqui. Afluente do Itapemirim, esse importante rio vem sofrendo ao longo dos anos degradação de todo tipo, desde dejetos industriais, oriundos da agropecuária e até esgotos das casas jogadas em seu leito.

IMG_20131004_153049_216.jpg

O desrespeito ao rio começa no Município de Muqui, lá se observam os mesmos problemas detectados aqui, ou seja, o mesmo descaso, a mesma falta de ações que visem preservar esse importante sitio ecológico tão importante aos dois municípios. Apesar de tudo, como um paciente que luta pela sua vida, o rio Muqui teima em permanecer vivo e os pescadores na ponte são prova inconteste disso.

IMG_20131004_152753_957.jpg

Na chegada em Atilio Vivácqua, o rio recebe as águas oriundas do córrego da fama, e o que deveria ser motivo de fortalecimento do mesmo, acaba sendo mais um problema, já que as águas já vêm poluídas pelos mesmos motivos descritos acima, enfim o desrespeito é total, falta educação ambiental e o homem teima em destruir o que a natureza levou milhares de anos para construir.

IMG_20131004_152822_997.jpg

Para piorar a situação, ao me informar sobre o tipo de peixe que estavam sendo motivo de tanta gente pescando, constatei mais uma agressão ao meio ambiente, já que bagres africanos e tilápias, peixes exóticos e importados são os que estão predominando no rio, em vez dos nossos peixes nativos, ou seja, como não têm predadores naturais esses peixes altamente predadores estão literalmente acabando com nossas piavas, bagres nativos, carás, mandis, traíras e até os camarões e lagostas são devorados por esses peixes, que por sinal têm carne de sabor não muito agradável.

IMG_20131004_150935_584.jpg

Como a criação desses peixes em poços e açudes não são devidamente fiscalizados, acabam chegando ao rio e aos córregos quando atingidos por enchentes, infestando, se proliferando e praticamente extinguindo nossos peixes nativos.

IMG_20131004_150957_776.jpg

As fotos que acompanham esse texto, são uma pequena amostra, do desrespeito, do descaso e da falta de educação da população que teima em fazer do rio um depósito de seus dejetos. Precisamos de ações urgentes para preservar e revigorar esse importante patrimônio até porque não podemos esquecer que a água que chega às nossas casas são provenientes do rio e sua qualidade está diretamente proporcional ao respeito que lhe devotarmos.
IMG_20131004_151010_023.jpg


Precisamos de ações urgentes em seu socorro, poderíamos começar com uma limpeza de todo o trajeto do rio, pelo menos em nosso território, aliás o Ministério do Meio Ambiente deveria criar um benefício a quem preservar e punição a quem poluir, assim, cada Município seria responsável pela qualidade e preservação dos rios, recebendo a água limpa com a responsabilidade de repassar ao próximo Município com a mesma qualidade, mas isso é sonhar demais, não?
IMG_20131004_153316_124.jpg


Outra ação fundamental seria o tratamento total do esgoto , canalizar e acabar a imagem vergonhosa dos canos de pvc jogando os dejetos das casas diretamente no leito do rio, é uma imagem própria do nosso subdesenvolvimento. Educação ambiental, é necessário que nossas crianças aprendam desde cedo a respeitar e preservar o meio ambiente e é preciso que se crie uma lei que puna, com multas, quem jogar dejetos no rio, a exemplo da Lei do Lixo Zero já em vigor em algumas cidades brasileiras, talvez mexendo no bolso, as pessoas passem a respeitar o nosso rio.


IMG_20131004_153117_623.jpg

Na última ação de limpeza do rio encontramos de tudo, móveis, animais mortos, plásticos, fezes, entulhos, enfim, tudo que se imaginar de porcarias foi encontrada, e olhe que essa limpeza, com a participação de população, foi com certeza há mais de 10 anos, tenham certeza que se fizermos novamente uma ação desse tipo, vamos encontrar o mesmo quadro deprimente encontrado na última limpeza do rio, mas apesar de tudo, o RIO MUQUI TEIMA EM NÃO MORRER.

IMG_20131004_153325_312.jpg

Esta foto foi tirada de um morro próximo ao rio, vocês têm dúvidas do destino de todo esse lixo?

Dr. Marco Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário