quarta-feira, 28 de julho de 2010

PARA ONDE VAI O NOSSO DINHEIRO?



O impostômetro anuncia, atingimos a impressionante cifra de 700 bilhões de reais em impostos arrecadados este ano. Atingimos esta marca 21 dias antes da data em que o mesmo valor foi arrecadado em 2009. Vergonhosa e inadmissível a carga tributária que recai sobre todos nós brasileiros, principalmente se levarmos em conta a qualidade dos serviços públicos prestados à população.


Com tanto dinheiro, nossa saúde pública deveria ser de primeiro mundo, mas o que vemos são filas intermináveis para marcação de consultas e exames, hospitais e pronto-socorros superlotados, pacientes amontoados em macas e corredores, falta de vagas nas enfermarias, UTIS e UTINS, aparelhos ultrapassados com raras exceções, técnicos, enfermeiros e médicos sobrecarregados, desmotivados pelos baixos salários, mas principalmente pelas péssimas condições de trabalho. Usuários do sistema não conseguem exames no tempo hábil suficiente para que seus problemas sejam diagnosticados, cirurgias eletivas chegam a ser proteladas por até 2 anos, causando angústia e aumentando o sofrimento dos que delas necessitam. Os medicamentos mais disponíveis são os que ajudam no controle da hipertensão arterial e diabetes, mesmo assim não são de última geração, fazendo com que os doentes sofram os efeitos colaterais ausentes nas drogas mais modernas. Este é o quadro da nossa saúde pública, uma vergonha!!!

A educação pública é de péssima qualidade, escolas construídas em locais inadequados, geralmente superfaturadas, prédios de solidez duvidosa, diretores geralmente indicados por afinidade política, muitas vezes sem conhecimento da realidade social dos alunos que a freqüentam, professores sem capacitação permanente, desrespeitados, ameaçados, sem remuneração digna , o que faz com que os melhores migrem para as entidades privadas de ensino. O transporte escolar, muitas vezes improvisado, com motoristas sem a habilitação necessária na maioria dos municípios do interior do País, coloca em risco a vida de alunos e professores. A merenda escolar geralmente não atende as necessidades nutricionais , agravada principalmente pelo fato de muitas vezes ser a única refeição de crianças mais carentes.

O ensino infantil só há pouco começa a ser valorizado, na tentativa de se corrigir uma aberração que era o desperdício de 3 a 4 anos que as crianças passavam nas creches, apenas brincando , desperdiçando um período onde sabidamente o cérebro tem a maior capacidade de absorver ensinamentos e informações.

O ensino médio sofre o reflexo de ensinamentos insuficientes dos períodos anteriores e a grade curricular ultrapassada, não prepara os alunos para bom desempenho nos exames de ingresso às faculdades e universidades. Falta de cursos técnicos dificulta o acesso ao mercado de trabalho, gerando frustrações e desilusões que acabam abrindo um caminho fértil para o envolvimento com as drogas e suas ramificações. O Brasil precisa de uma educação de melhor qualidade, não existe possibilidade de um crescimento sustentável com ascensão social das camadas mais pobres da população.

Segurança pública talvez seja um termo inadequado, nunca antes na história desse país, como gosta de dizer o Presidente Lula, o cidadão se sentiu tão inseguro, até no interior as residências vão se transformando em verdadeiras fortalezas, num inútil esforço de se ter pelo menos uma sensação de proteção. Nas capitais e grandes cidades, traficantes dominam bairros inteiros, impõem a lei, substituindo o Estado, incapaz de prover os moradores em suas necessidades elementares. Promovem julgamentos e execuções, espalham o terror, alistam e subjugam os jovens aos seus interesses, incentivam a prostituição, corrompem autoridades, numa clara e vergonhosa afronta ao Estado de Direito. A polícia federal não consegue impedir o contrabando de armas e a entrada de drogas na extensa fronteira do país. Policiais civis e militares, mal remunerados, mal selecionados, mal capacitados, arriscam suas vidas e de familiares na tentativa corajosa de proteger a sociedade, no entanto, não sendo raro os que se corrompem, montam milícias, grupos de extermínio , numa clara transgressão da lei que jurou juraram honrar e obedecer.

Penitenciárias super lotadas, fétidas, insalubres, corruptas,lembrando uma visão do inferno de Dante, não recuperam ninguém para o convívio social, muito ao contrário, serve de aprendizagem e especialização em todo tipo de crime. Na maioria das vezes ao sair,o detento torna-se membro de bandos organizados e comandados de dentro das próprias entidades penais. Leis que beneficiam os criminosos e total descaso para com as vitimas e seus familiares completam o trágico quadro da segurança pública que o Governo oferece á população.

Está aí a contraditória realidade do Brasil. Se a arrecadação bate recordes sucessivos, os serviços prioritariamente essenciais como saúde, educação e segurança pública estão uma vergonha, uma pergunta se impõem: PARA ONDE VAI O NOSSO DINHEIRO?

3 comentários:

  1. Mercia Maria Almeida Neves28 de julho de 2010 às 19:57

    Diante da matéira explicita, onde os dados só confirmam, o nosso país tem condiçoes de se manter sem inteferências,e as estatisticas mostram o contrário. Estamos mesmo jogados a sorte, má sorte, em todas as questões, a prostiuição é gerada por falta de emprego, a mortaliddade infantil à fome,a insegurança mal remuneração, a educação que educação? a evasão mostra o contrário a insatisfação dos educadores, vai de todas as séries fudamental à Universidades onde o profissional é na verdade horista,para se mantar no mercado de trabalho e é cobrado como "ELITE PENSANTE",sem falar nas greves que o Presidente tanto insuflou nos anteriores governos,hoje o que vemos ainda é pior: processos administrativos sendo instaurados perante os mais fracos e os apadrinhamentos com super sálários,aviões cheios de dinheiro,cuecas, malas,meias...um inferno geral ai está nosso dinheiro, em negociatas inescrupulosas que não me arriscaria a sequer pensar. Há segredos entre o céu e a terra que pode imaginar minha vã filosofia...

    ResponderExcluir
  2. Precisamos urgente de uma reforma tributária, o empreendedor reclama cada vez mais da carga tributária e o governo mais ainda da falta de recursos para as áreas prioritárias, leia-se: Saúde, educação e segurança pública. Temos que equalizar a arrecadação com a desoneração fiscal, assim nem o empresariado reclama que paga muito e nem o governo de que não há dinheiro e além disso, saber gastar o nosso suado dinheiro é fundamental, pois quando se gasta mal, gasta muito e nunca é suficiente!

    ResponderExcluir
  3. Sem reforma tributária, que o desgoverno prometeu, enrolou, enrolou e não cumpriu, nada feito.

    ResponderExcluir