sábado, 31 de julho de 2010

FELICIDADE.

Felicidade é ter o direito de não ser abortado e nascer;

Felicidade é ter o direito de nascer em uma boa maternidade, com ginecologista , pediatra e se precisar, uma UTI NEO NATAL;

Felicidade é poder amamentar no peito da minha mãe bem alimentada;

Felicidade é ter direito a todas as vacinas necessárias para me prevenir das doenças, médico pra me acompanhar e remédios quando necessário;

Felicidade é poder brincar sem o risco de ser morto por uma bala perdida;

Felicidade é ter uma boa creche para que eu fique enquanto meus pais trabalham;

Felicidade é ter um leito decente, limpo para que eu possa dormir;

Felicidade é meus pais terem dinheiro para comemorar meus aniversários, de preferência com uma festinha pros meus coleguinhas;

Felicidade é ter uma boa escola pública, onde eu possa iniciar meus aprendizados necessários para um futuro melhor;

Felicidade é ter direito aos livros, cadernos, computadores, bons professores, merenda de boa qualidade, para que eu não fique em desvantagem diante dos outros da minha geração;

Felicidade é ter uma escola bonita, arejada, segura, ampla, com direito a quadra de esportes, espaço cultural, biblioteca, para que eu possa desenvolver todo o meu potencial;

Felicidade é poder brincar na rua, nas praças, sem o risco de ser atropelado;

Felicidade é o direito de escolher meus amigos e poder dizer não quando quiserem me envolver em gangs ou com as drogas;

Felicidade é ver meus pais felizes, em nossa casa, dar e receber carinhos, ter direitos e obrigações;

Felicidade é ter um bom hospital público que me socorra, ou socorra os meus, nas necessidades, sem filas intermináveis, com direito aos exames , internações e cirurgias se necessário;

Felicidade é ter direito aos medicamentos para combater minhas doenças, ou o dinheiro necessário para comprá-los quando não disponível;

Felicidade é poder fazer um bom segundo grau, ter direito a freqüentar um cursinho; aumentando minhas chances de passar no vestibular;

Felicidade é ter estágios que me preparem para o primeiro emprego;

Felicidade é poder passear de mãos dadas com minha namorada nas praças, sem o risco de ser assaltado e vê-la estuprada nas mãos de marginais;

Felicidade é passar no vestibular e poder fazer um bom curso superior, de preferência numa universidade pública;

Felicidade é poder estudar e trabalhar preparando o meu futuro e não dependendo eternamente dos meus pais;

Felicidade é poder votar e ser votado democraticamente , escolhendo quem acho melhor para dirigir os destinos do País;

Felicidade é poder me expressar livremente, sem sofrer patrulhamento de quem quer que seja;

Felicidade é ter o direito de escolher e praticar livremente minha religião e não ser discriminado se for agnóstico;

Felicidade é me formar, ter acesso a uma pós graduação e mercado de trabalho, para que me realize profissionalmente;

Felicidade é poder adquirir uma casa ou apartamento, para que idealize a formação da minha família;

Felicidade é casar com quem amo, ter quantos filhos planejarmos;

Felicidade é ter direito a férias, para que recomece mais um ano de trabalho em boas condições;

Felicidade é ter um salário justo, conforme minha capacitação;

Felicidade é poder adquirir os bens que achar importante, e se tiver uma propriedade, que não corra o risco de ser invadida em nome da igualdade social;

Felicidade é poder produzir, gerar empregos, pagar impostos justos;

Felicidade é ser protegido pela segurança pública, poder ir e vir , ver meu patrimônio protegido;

Felicidade é saber que as leis a que estou sujeito serve para todos, sem quaisquer tipo de privilégios;

Felicidade é ser protegido pela Previdência Social, em caso de  doença ou acidente, minha família não passe necessidade;

Felicidade é ter, depois de 35 anos de trabalho, uma aposentadoria digna, para que não me falte as necessidades básicas, como os medicamentos necessários para tratar minhas doenças ou aliviar minhas dores;

Felicidade é quem sabe, sobrar um dinheirinho , para viajar e aproveitar bem o final de meus dias;

Felicidade é poder morrer em paz, com a consciência do dever cumprido, e  feliz por ter nascido num País que me proporcionou tudo isso.

Este é o meu conceito de felicidade, o fiz pensando na proposta do Senador Cristóvam Buarque que apresentou projeto inserindo na Constituição a felicidade como direito do cidadão e obrigação do Estado. Espero que o Senador leia este texto, e a não ser que tenha um conceito de felicidade muito diferente do meu, verá que temos muito trabalho pela frente, temos muito que caminhar para alcançar este objetivo , e olhe que meu conceito é bastante simplório, o mínimo que o Estado poderia proporcionar a todos nós que pagamos carga tributária tão elevada. Tudo isso na verdade é obrigação do Estado, não precisa constar na Constituição. Esqueça a palavra e lute pelo conceito. Talvez nossos bisnetos tenham a felicidade de viver num País assim, por enquanto é pura utopia.

9 comentários:

  1. Ainda que fosse incluída na Constituição Federal esta palavra (felicidade) ela teria o mesmo tratamento que tem hoje a norma do salário mínimo, que teoricamente seria capaz de atender as nossas necessidades vitais básicas e às de nossa família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, ou seja,teríamos outro dispositivo da Constituição Federal de cunho meramente formal, sem nenhuma aplicabilidade material!

    ResponderExcluir
  2. Excepcional artigo-poesia! Uma verdadeira e sensível sagração da vida, das aspirações mais profundas de cada um de nós. Parabéns pela bela construção das palavras, pela exata compreensão de nossos anseios como cidadãos,a luta por uma realidade que seja melhor e digna para todos.
    Abs,
    www.fatosnoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. matou a pau a demagogia do senador.
    basta o estado cumprir sua obrigação que a felicidade mínima estará garantida.
    parabéns

    ResponderExcluir
  4. Isto é social-democracia, utopia que quebra todos os países onde tentaram aplicar. O inferno está cheio de boas intenções. Esta de hospitais públicos para todos, que funcione; Escolas públicas para todos, que ensinem; Universidade pública de qualidade para todos; Previdência social para todos, que dê dinheirinho para viagem no fim da vida HA HA HA, só para funcionário público do judiciário "a nova aristocracia". Liberalismo prega, estude, trabalhe, produza, pague a creche, a escola, os cursos, os planos de saúde e de aposentadoria, faça uma poupança, fique rico e viva feliz. Não confie em governos.

    ResponderExcluir
  5. E eles falam ainda que não devemos ter medo de ser feliz !

    ResponderExcluir
  6. E olha que vc nem falou de carrões, aviões, ilhas, nada que seja viver em um mundo de ostentação. Você escreveu sobre o mínimo necessário para sermos cidadãos, como em qualquer País digno de se chamar .... País.

    Pena que haja tanto dinheiro para encher meias e cuecas de poucos enquanto os muitos que pagam impostos não possam exercer este conceito puro e simples de felicidade.

    Parabéns por mais este post Marco! Abraço, Vany

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! esta é a verdadeira Democracia, Democracia que esta se tornando demoníaca, pois a verdadeira democracia esta nestas tuas palavras, muito bem colocado teus pensamentos em relação a Felicidade, que por sinal se encaixa na verdadeira democracia, que todos nós desejamos com veemência! Parabéns! Negrão Foz!

    ResponderExcluir
  8. Mércia Maria Almeida Neves1 de agosto de 2010 às 17:59

    Lindas palavras, toca qualquer ser-humano, e creio que o Senador Cristovam Buarque sonha mesmo,com essas implicações que o Estado nos deve, ele, foi o único Braisleiro aplaudido de pé numa conferência no exeterior para a Educação.Faço dele e do Marcos Sobreira meu sonhos, e, palavras. Creio sim, que exitem,pessoas do bem,homens de fé, é acompanhar, não somos deuses,nãopodemos viver só de julgar, devemos ficar atentos aos nossos representates, temos hoje uma gama de informaçãoes, nunca obtida, assistam a TV Senado, ele defesas à parte,é politico íntegro, e só vota para o bem da população.
    Como o autor da matéria, eu sonho, eu sonho,eu sonho,não quero sonhos utopicos isto não é utopia, pode ser realidade temos condiçoes par isso.
    Que meus NETOS possam usufruir dos nossos sonhos, temos o DEVER de sonhar e lutar.

    ResponderExcluir
  9. Há muitos anos atrás um jovem médico do nome Marcos Sobreira fazia seu juramento de salvar vidas. E pelo visto, ekle cumpre até hoje. é um médico digno e um politico consciente.
    Concorco com vc no que tange ao fato de que o aborto é algo que não condiz com a felicidade, com a vida, com o planejamento famíliar. A interrupção voluntária da gravidez é algo de quem ninguém se orgulha ou ovaciona. Nesse sentido não incentivo ninguém a fazê-lo. Porém, descriminar a prática é uma questão de saúde pública e de liberdade de escolha. Acredito na descriminação do aborto, acredito que nenhuma mulher aborte por controle de natalidade, mas por necessidades que só dizem respeito a sua condição enquanto pessoa. Qnd elas optam pelo o aborto, elas optam pela dor moral e física, ela optam pela condenação social, juridica e religiosa... É uma escolha difícil, que deve ter acompanhamento médico e uma garantia do estado, pois qnd falam em mulheres que abortam, geralmente, pensam em mulheres abjetas, qnd na realidade são mulheres comuns. Legalizar o aborto não é aprová-lo ou incentivá-lo, nem significa dizer que o mesmo será usado como controle de natalidade.
    Entendo seu ponto de vista, afinal de contas vc é um médico e jurou salvar vidas. Mas, elas mulheres que morrem todos os dias moralmente e/ou fisicamente também são vidas que merecem ser protegidas.

    ResponderExcluir