quarta-feira, 21 de julho de 2010

QUAL SERÁ A PRÓXIMA?

Qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade se comove ao ver as imagens dos desabrigados de Alagoas e Pernambuco. Isso equivale dizer que os politicos responsáveis pelo bem estar e segurança daquela população são completamente insensíveis. Cenas de familias inteiras amontoadas em escolas precárias, sem higiene adequada, alimentação insuficiente, e pasmem, em água potável, o que as presdipõem, principalmente as crianças, a vários tipos doenças. Gastroenterite e desidratação, hepatite, tétano,infecções respiratórias, meningite e leptospirose, as maiores ameaças.

É preciso uma ação mais eficaz, mais humana, mais responsável, menos burocracía e menor corrupção com o dinheiro para a reconstrução das cidades atingidas. O Minitério Público precisa estar vigilante, estado de calamidade pública dispensa licitações para obras emergênciais, e aí mora o perigo.

A reação do Governo Federal ficou muito aquém das necessidades dos Estados e dos Municípios atingidos, dinheiro não há de faltar, se assim o fosse, o Presidente não saíria mundo afora perdoando dívidas de outros países com o Brasil, fazendo promoção pessoal de suas ambições internacionais pós governo, enquanto seu povo aqui, sofre morando em tendas, abrigos improvisados, banheiros coletivos, numa promiscuidade humilhante, tanto física como moralmente.

Cidades inteiras arrasadas, lembrando o Haiti ou os bombardeios da 2ª guerra mundial, centenas de vidas perdidas,  milhares de alunos sem aulas, homens e mulheres sem trabalho e sem perspectivas. Visitas para demonstrar solidariedade nada mais é do que tentar ganhos políticos em cima da desgraça dos outros, não resolve, é preciso mais rapidez na solução dos problemas causados pela tragédia, diga-se de passagem, anunciada.

A população de centenas, talvez milhares de cidades brasileiras estão sujeitas a passar pelo mesmo sofrimento, não há ações preventivas. Qual será a próxima? Isso é Brasil. Até quando?

4 comentários:

  1. Infelizmente mesmo com a ajuda recebida da população de diversos Estados, ainda está aquém do necessário. O poder público também destinou verbas, mas ainda não foi suficiente. Vale lembrar aqui a iniciativa de diversas empresas e organismos desvinculados ao governo que estão ajudando na arrecadação de donativos e dinheiro para as vítimas, exemplo que cito aqui, inclusive participo diretamente é do Curso Jurídico Praetorium, que concede descontos e inclusive permite que se participe das palestras promovidas pelo cursos e suas unidades espalhadas por todo o Brasil, quem comprovar o depósito de qualquer valor superior a 10 reais, para as vítimas das enchentes do Nordeste. A sociedade se unindo e ajudando o próximo, mas o governo também tem que fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
  2. Se não fôsse a solidariedade do povo brasileiro,ongs, associações a população das cidades destruidas estariam a míngua, exatamente como se encontram os brasiguaios.
    LULLA EM SEU DISCURSO DE POSSE EM 2003 DISSE QUE GOVERNARIA PARA OS POBRES. A QUE POBRES SE REFERIA?
    AOS POBRES GANANCIOSOS?
    AOS POBRES DE CIVILIDADE QUE ENRIQUESSEM COM AS BENESSES GOVERNAMENTAIS?
    EM 03 DE OUTUBRO DE 2010 VAMOS VOTAR E ELEGER UM PRESIDENTE QUE TENHA COMO PROJETO O DESENVOLVIMENTO HUMANO, E NÃO OBRAS FARAÔNICAS QUE NÃO PROPORCIONAM SANEAMENTO BÁSICO, SAUDE E EDUCAÇÃO AO POVO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Até quando? Quando conseguirmos apear essa raça asquerosa e desumana do poder.

    ResponderExcluir
  4. É triste a cena, as imagens. Mais triste ainda é saber que o Governo federal, pouco faz. Enquanto isso, cada um olhando para o seu próprio umbigo, quando não, investindo dinheiro onde não precisa: TV Câmera $35 milhões é um bom exemplo. Só nos resta ajudar e ter fé.

    ResponderExcluir