sábado, 23 de outubro de 2010

QUE BRASIL SAIRÁ DAS URNAS? (By Marco Sobreira)

Que Brasil sairá das urnas em 31 de Outubro? Não me lembro de um eleição em que o Presidente tenha usado de todos os meios legais e ilegais em favor de uma candidatura, e até a conduta dentro da legalidade pode ser questionada quanto à ética. Como agravante usa sua grande popularidade para destilar impropérios e ódio à oposição, chegando mesmo a pedir ao povo a sua extinção.

A determinação de impor à oposição uma derrota vexatória foi rejeitada pelo povo no primeiro turno, talvez antevendo o grande risco à democracia, os eleitores deram um duro recado ao Presidente Lula, no sentido de que queremos preservar o nosso regime democrático. Entendido o recado? Não, bastou as pesquisas indicarem uma subida de José Serra para que o Governo convocasse ao Palácio do Planalto, em mais um descumprimento à lei, seu exército , composto de parlamentares , governadores eleitos, sindicalistas, jornalistas comprometidos, convocou a militância, todos prontos para a radicalização. Mentiras, boatos, cooptação de artistas, pressão a empresários e até o confronto físico e agressões se necessário, o que infelizmente para o Estado de Direito acabou acontecendo com o candidato da oposição, agredido e impedido de prosseguir em sua caminhada no Rio de Janeiro por uma milícia petista, agora se sabe chefiada por elementos próximos ao Presidente.

O PT, o Presidente e a candidata Dilma Rousseff, baseados em vídeo de uma emissora, se apressaram a minimizar e o que é pior, tirar proveito do episódio, levando o Presidente Lula, em pronunciamento de Ato Oficial, acusar “esse elemento”, num claro desrespeito, de falsificar e encenar a agressão, o que seria horas depois comprovado no Jornal de maior audiência da televisão brasileira, deixando a mostra o quanto pode ser ridículo e injusto um governante que abdica de sua posição para tornar-se chefe de facção, como muito bem disse o ex-governador e agora senador eleito Aécio Néves.

Voltando à pergunta inicial, qualquer que seja o resultado da eleição, o Brasil não será o mesmo, está se criando um clima de divisão sem precedentes na história do País, com conseqüências impossíveis de se prever no momento. No caso de vitória da candidata da situação, seu Governo já começará sob suspeita e maculado por transgressões não apuradas devidamente, tal qual a quebra de sigilos de autoridades e familiares de José Serra, o uso abusivo da máquina pública e ainda enfrentará o ressentimento de uma oposição que no mínimo administrará de 60 a 70 por cento do PIB brasileiro. A busca por espaços e a briga por cargos com certeza marcará a relação PT x PMDB com reflexos nas bancadas da Câmara e do Senado. Resta saber como uma Presidente sem experiência política e liderança contornará as crises que surgirão naturalmente dessas disputas. Contornados estes problemas, o que correrá risco é a própria democracia, pois com ampla maioria no Congresso, a Presidente pode, pressionada por setores mais radicais do seu partido, cair na tentação de mudar a Constituição, abrindo caminho para um regime inspirado na “democracia bolivariana” à La Chávez , com controle da mídia, descriminalização do aborto, revisão da Lei da anistia, controle social da terra e outras diretrizes que certamente trarão grande repúdio da sociedade civil, de setores da igreja e dos militares.

Na hipótese de uma vitória da oposição, o que seria altamente benéfico para o regime democrático e até para o próprio PT, que talvez na oposição retornasse a seus princípios originais de partido comprometido com a ética e os valores democráticos, a grande incógnita é de como um Lula ressentido,humilhado, amargurado, mas ainda assim dono de grande popularidade reagiria . Seria republicano como o foi Fernando Henrique Cardoso, assumiria o papel de comandar a oposição, ou partiria para o confronto tentando usar a maioria no Legislativo, dificultando ou mesmo tentando inviabilizar o Governo Social Democrata? Aguardemos as urnas...

Um comentário:

  1. PENSANDO E ANALIZANDO TUDO VOLTEI AQUI PRA DIZER QUE PREFIRO CORTAR MINHAS MÃOS DO QUE VOTAR EM pt ABORTO NUNCA SOU GAY ADULTA POSSO ESPERAR MAIS UM POUCO PELO FIM DA HOMOFOBIA AGORA PRECISAMOS É CUIDAR DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO PARA SEREM ASSASSINADAS VOTO SERRA PRESIDENTE DO BEM QUE DEUS NOS ABENÇÕE karol

    ResponderExcluir