domingo, 31 de outubro de 2010

RESPEITO ÀS URNAS.

As urnas falaram e o povo escolheu o novo Presidente, esse é o ponto alto da democracia e a candidata do Presidente Lula será a chefe da nossa Nação pelos próximos quatro anos.


Durante todos esses meses de campanha, defendemos em nosso blog e no twitter a candidatura de José Serra por entender que era o melhor para o nosso País, especialmente para nossa democracia. Depois de 8 anos de Governo petista com o Presidente Lula e seu pragmatismo, assistimos ao maior aparelhamento do Estado por companheiros, na maioria das vezes incompetentes, uma corrupção sem precedentes e atos de desrespeito às leis, como jamais se vira desde a Proclamação da República. Seria altamente salutar uma vitória da oposição.

A despeito das conquistas econômicas, - possíveis porque as diretrizes de FHC foram mantidas - ganhos sociais foram possíveis , o que ajudou sua candidata pois se reverteram em votos e os números não mentem, é só olhar a votação no Nordeste, justamente àqueles que mais necessitam da ajuda do Governo. Mas o que vai ficar marcado desse período, é a corrupção que esteve sempre muito próximo do Presidente, haja visto que dois Ministros da Casa Civil foram demitidos por este motivo.

O grande crescimento do Estado , sua influência na economia e na vida dos brasileiros,e o aumento dos gastos públicos certamente levarão a desequilíbrios nas contas públicas, o que será motivo de grande preocupação.

O PNDH3 é outra grande incógnita, pois diretrizes desse plano vão de encontro aos ideais da democracia que queremos, assim, pontos cruciais como a descriminalização do aborto, proibição de cultos em praça pública, revisão da lei da anistia, controle social da mídia e da terra, precisarão ser melhores discutidas com a sociedade e poderão ocasionar convulsões no País.

Um desafio da nova Presidente será controlar as intenções de radicalização de setores do PT que sonham com um regime socialista inspirados na revolução bolivariana de Hugo Chávez.

A inexperiência administrativa, a falta de carisma e liderança da Presidente, juntamente com seu temperamento forte, nos deixa incrédulos quanto ao seu sucesso, principalmente porque terá que administrar a disputa de cargos entre os três maiores partidos de sua sustentação política.

Nós que vivemos e sofremos com a ditadura militar, temos que valorizar os ganhos da democracia e valorizar os avanços como a vitoria sobre a inflação, liberdade de expressão e da imprensa, sendo estes, alguns dos motivos que me levou a abraçar com toda dedicação a defesa da candidatura social democrata.

Não somos daqueles que joga no quanto pior melhor; passado o calor da disputa, respeitamos democraticamente o resultado das urnas, torcemos para que Dilma Rousseff faça o melhor para o Brasil, mas não abrimos mão do direito de criticar e estar atentos aos desvios da corrupção e aos atentados à democracia.

Ditadura nunca mais, nem de direita nem de esquerda, se preciso iremos às ruas para defender nossos ideais democráticos.

9 comentários:

  1. e esta atenção e vigilância pelos valores democráticos têm q começar agora. vigiar todos os passos dos novos governantes desde cedo. e cobrar da oposição q ela faça o seu papel.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo, estava louca para ler o seu blog após a derrota do PSDB. Assim como você fiquei triste e com medo do que vem por aí.

    Mas de uma coisa estou certa "O povo tem o governo que merece", pena que a gente acaba sofrendo por decisões do restante.

    Tenho orgulho de ser brasileira e por isso torci tanto pelo Serra, queria ver o Brasil progredindo, mas acho isso quase impossível.

    Grande parte dos brasileiros deram respostas nas urnas e para mim estas respostas comprovam que aquele ditado que brasileiro não quer nada com nada e vive dando o seu "jeitinho" é realidade.

    O povo quer vida boa sem trabalhar, foi essa a resposta que eu vi.

    Continuarei acompanhando o seu blog para ver o que anda acontecendo. É isso aí ditadura nunca mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. te conforma.
    um dia o Brasil muda.
    Não adianta 'defender' qm achamos que seja o melhor, lembre-se, os politicos primeira mente pensam neles, e as mudanças não depende apenas de um!
    O governo de Lula passou por muitos fraudes, processo ilegais, mais ele pensou bastante em pessoas pobres.(Ninguém colocava Fé nas atitudes dele, e provou muita coisa ao contrario do que muita gente imaginou)
    Vai saber se a Nova Presidente não será a mesma coisa ou melhor?!Não sabemos, sempre teremos essa dúvida de 4 em 4 anos, QUAL SERÁ 'O MELHOR' PARA NOSSO PAÍS!

    ResponderExcluir
  4. O FATOR PREPONDERANTE NESTA DISPUTA FOI A COMPROVAÇÃO QUE POPULARIDADE DE UM PRESIDENTE NADA TEM HAVER COM A VONTADE DE SUA CONTINUIDADE. E ISTO É ALGO QUE A NOVA PRESIDENTE DO BRASIL TENHA BASTANTE NOÇÃO.
    NÃO PODERÁ GOVERNAR APENAS PARA ESTADOS QUE DERAM A MAIORIA DOS VOTOS E SIM PARA A FEDERAÇÃO EM SUA TOTALIDADE PORQUE PARA FAZER ALGO PELO NORDESTE PRECISA DA ARRECADAÇÃO DO SUL/SUDESTE E CENTRO OESTE QUE TAMBEM NECESSITA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (SAN.BÁSICO,SAÚDE E EDUCAÇÃO).
    NOSSO PAPEL COMO CIDADÃOS INCLUSIVE DOS QUE NELA VOTARAM VIGIAR E COBRAR AS PROMESSAS FEITAS NO DISCURSO DA VITÓRIA

    Comentário de Marisa Silveira Cruz

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tenho uma opinião um pouco diferente... Irei em breve colocar num blog e te pedir pra ler...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. "Não adianta 'defender' qm achamos que seja o melhor"

    Por isso que o Brasil está desse jeito, muitas pessoas pensam como você, muito pequeno, É Logico que devemos defender quem em nossa opnião for o melhor, se contentar com que está ou pior ficar nessa de em 4 e em 4 anos cruzando os dedos para que der tudo certo, É PENSAR E AGIR PEQUENO MEU AMIGO !

    Gosto muito do seu blog Marco Sobreira, parabens pelos posts, acompanhei e lutei tambem para que nao vencesse a Dilma, mais infelizmente deu no que deu, sinto que estes 4 anos da dilma será diferente, poís o PSDB finamente acordo e será oposição de verdade agora, que nem o PT ! Recusar todas as propotas, projetos.. Que nem fazim na epoca de FHC !! E como você disse, se precisar ir as ruas IREMOS !

    ResponderExcluir
  7. Caro Marcos
    Essa é a sedução da Democracia. A luta pelas crenças e valores de grupos.
    Sempre somos levados a pensar, quando desinteressados do proveito pessoal e voltado para os valores públicos, que pensamos o melhor.
    Não importa se as urnas desta vez falaram pelos "mais desassistidos", que tem sido integrados desde os tempos de FHC.
    O problema é como PT e PSDB "vendem seu peixe" e temos que concordar, que para estes eles o fazem melhor.
    Enquanto o PSDB não se livrar do estigma paulista-elite-privatista será difícil ser ouvido pelos mais humildes.
    O dilema é : como fazê-lo sem populismo ?

    ResponderExcluir
  8. Dos 135 milhões de eleitores cadastrados, 80 milhões, cerca de 60%, NÃO VOTARAM na candidata vencedora. É hora de firmar nossos pontos de vista de maneia serena, firme e corajosa.

    ResponderExcluir
  9. Vamos ficar de olho no governo, apontando os erros e sugestões. Vamos continuar torcendo para que o Brasil cresça e que nosso povo tenha mais dignidade e boas condições de vida. Democracia é isso, nem sempre vence o melhor, mas a soberania das urnas tem que ser respeitada. Parabéns Dilma, mas vamos ficar de olho!!

    ResponderExcluir