sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O COLAR DA IRRESPONSABILIDADE.

Vejam bem a foto abaixo. Esse colar que Lula traz no pescoço não é de louro e mirto, em homenagem aos deuses do Olimpo. É um colar de folha de coca. E homenageia o capeta. Essa folha está na origem de um desastre social que mata milhares de brasileiros todos os anos. Volto em seguida.





Lula é assim: o MST é viciado em ilegalidade? Ele mete o boné do movimento na cabeça. A cocaína que vem da Bolívia colabora para esgarçar o tecido social brasileiro? Ele põe o colar da tragédia no pescoço, ignora, ao longo de quase oito anos, os efeitos nefastos do alastramento do consumo de drogas no país e decide lançar um programa demagógico de combate ao crack na boca da urna.

Escrevi a respeito em agosto do ano passado, quando Lula visitou a Bolívia, justamente o departamento que responde pela produção de grande parte da cocaína que se consome no Brasil. Discursou em favor de Evo Morales. Mais do que isso: ofereceu-lhe dinheiro. Evo, em troca, incentivou novos campos de coca na… FRONTEIRA COM O BRASIL!!!Ainda que fosse verdadeiro o discurso vigarista de que a folha de coca serve principalmente à tradição cultural dos índios, os nativos em questão são da Bolívia. Lula não tem nada com isso. No que nos diz respeito, aquele troço que ele traz no pescoço remete a uma rotina que mata milhares de pessoas por ano, que espalha flagelo nas ruas e nos lares.

Esse colar é um delírio de onipotência e uma irresponsabilidade.

Essa foto tem de ser editada ao lado dos muitos cadáveres que assombram o cotidiano brasileiro, frutos do tráfico de drogas. Lula acredita que sua popularidade lhe dá o direito de financiar um governo que, na prática, se associou ao narcotráfico. Tudo em nome da união dos países da América do Sul contra os… EUA!!!

Em novembro do ano passado, reportagem da VEJA informava que, num período de quatro anos, a produção de pasta-base de coca e de cocaína na Bolívia havia aumentado 41%. A maior parte é traficada para o território brasileiro, onde abastece o vício, a criminalidade e a corrupção.

Não há escapatória: os colares que se vêem acima são para cheirar, não para enfeitar.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário