É assim que a propaganda funciona. Para vender um produto repete-se exaustivamente as qualidades desse produto sintetizada num slogan.~
Quem não se lembra:
- Bardahl - Tudo anda bem com Bardahl
- Bombril - Tem 1001 utilidades
- Bayer - Se é Bayer é bom
- Caloi - Não esqueça minha Caloi
- Coca-Cola - Coca-Cola é isso aí
Durante oito anos ele foi vendido pela máquina de propaganda do governo, com o nosso dinheiro, que martelou na cabeça de todos: COMPRE LULA, COMPRE LULA, COMPRE LULA!
Na propaganda nós temos o Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária que pune e retira do ar a falsa propaganda, a propaganda enganosa. Só que esse Conselho funciona para a propaganda da iniciativa privada. Quem regulamenta a propaganda enganosa do governo? Deveria ser o Ministério Público Federal. No entanto, ela corre frouxa e abundante.
E a propaganda não é só aquela que você assiste nos intervalos comerciais das emissoras de rádio e televisão ou nos sites e portais da internet ou ainda nos jornais e revistas. Não! No caso da chamada propaganda institucional do governo, usa-se muito o formato "notícia". São vendáveis: capas de revistas, entrevistas, matérias especiais, comentários, opiniões de especialistas e etc. Temos ainda os "famosos" prêmios: O Melhor do Ano, Político do Ano, O Homem de Visão do Ano e por aí vai. Temos também as pesquisas de opinião para validar tudo isso
É um conjunto de ações que integra um bem elaborado planejamento de mídia que é executado de forma sutil. Você nem percebe que o seu subconsciente está sendo "martelado" com as idéias, conceitos e qualidades desse produto.
Com o slogan "o governo de todos" Lula foi vendido para ricos e pobres. Aos banqueiros deu o maior lucro da história desde que o Brasil é Brasil. Aos pobres deu o Bolsa Família que com uma mão dá 100 e com a outra retira 46% de impostos.
Deveria ser processado por apropriação indébita, pois não reconhece nada feito por governos anteriores, principalmente, o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O Plano Real, que deu a estabilidade econômica ao país, e que Lula foi contra taxado-o de "estelionato eleitoral", é o responsável por todas as grandes conquistas sociais do governo petista. Mas, isto é vendido como obras exclusivas do governo Lula.
É assim que a propaganda funciona. É a técnica da repetição espaçada. Lula é o melhor. Lula tem 83% de aprovação. Lula governa para os pobres. Lula criou o Bolsa Família. Lula tirou mais de 20 milhões de pessoas da linha pobreza. Lula é o cara. Lula criou 10 milhões de empregos. Lula isso. Lula aquilo.
Na verdade, o governo Lula não fez nada. Recebeu de mão beijada um país com todas as condições para continuar crescendo. Teve méritos? Sim. Foi inteligente suficiente para manter a política econômica criada por FHC permitindo que as coisas fluissem normalmente.
Passou oito anos viajando e fazendo os mesmos discursos de quando era candidato. Nada mais nada menos do que um produto bem vendido. Um sabão, um detergente, um refrigerante, um televisor, uma bebida alcóolica, uma sandália, uma bicicleta. Com uma vantagem: o dinheiro não é dele. É nosso!
Qualquer um pode ter 83% de aprovação. Basta pagar.
Tudo não passa de uma grande mentira, a resposta de nós "CONSUMIDORES":
DILMA , NÃO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário