sábado, 29 de janeiro de 2011

ATÉ DILMA AJUDA A PIORAR O SUS EM PORTO ALEGRE.

Em meio aos debates sobre a criação do Imesf em Porto Alegre, a Fundação do SUS, o editor e esta página têm sido alvejados por centenas de e-mails de médicos inconformados com a queda de braço atual, no qual os profissionais da saúde e o prefeito acusam-se mutuamente de vilões.


O editor disponibilizou pela primeira vez  o projeto do Imesf que o prefeito José Fortunatti enviou para a Câmara de Vereadores. É certo que a prefeitura e os médicos estão interessados em melhorar o serviço público de saúde em Porto Alegre.

O problema não se resume ao ponto eletrônico dos médicos, aos baixos salários que recebem os profissionais da saúde no serviço público e a outras demandas corporativas, mas a má gestão pública da área. A criação do Imesf por parte de José Fortunatti, é apenas uma das ações que o prefeito começou a tocar com decisão para limpar a pauta - e isto é o mesmo que mexer num abelheiro.

Na segunda-feira, o prefeito chamará coletiva de imprensa para mostrar o que está fazendo.

- Em meio ao debate aceso, o editor tem seguido os conselhos médicos e procurado hospitais, postos de saúde e repartições municipais para identificar problemas. Aliás, o jornal Zero Hora desta sexta confirmou todas as denúncias do prefeito José Fortunatti. No comentário diário que o editor faz na Twitcam, são exibidas fotos da época em que o PT governava Porto Alegre, período durante o qual o cenário era muito pior. Nesta sexta, o editor também constatou que a própria presidente Dilma Rousseff colabora para que os serviços do SUS em Porto Alegre funcionem de maneira precária. É que o Samu mantém paralisada uma das suas únicas três ambulâncias com UTI, capaz de atender serviços urgentes de alta complexidade, que está colocada à disposição de Dilma Rousseff 24 horas por dia, parada no pátio do Samu. É obrigação legal da prefeitura fazer isto. Acontece que a presidência dispõe de outras condições para contratar serviços de pronto atendimento que não reduzam 1/3 da capacidade de atendimento médico de urgência, móvel, de alta complexidade (UTI) em Porto Alegre. Como se sabe, a presidente tem casa e família em Porto Alegre. A cada viagem, a ambulância de alta complexidade do Samu permanece ociosa no pátio.

Fonte: Polibio Braga - http://bit.ly/gySXtB

Nenhum comentário:

Postar um comentário