sábado, 12 de novembro de 2011

LUPI PROMETE TUDO, ATÉ AMOR

Contos de fadas e histórias infantis têm muitas interpretações. O psicanalista Bruno Bettelheim se especializou nessas análises. As próprias canções populares, como a de Ronaldo Bôscoli, são também uma intepretação poética: lobo bobo, promete tudo, até amor/ mas fraco de lobo é ver o chapeuinho de maiô.

Minha análise é só política. O lobo na história é o pragmatismo, o Chapeuzinho Vermelho são as vinculações históricas do PT com uma ideia de classe operária.
Ao longo desses anos, na luta eleitoral, o PT cresceu também entre desempregados e pessoas que dependem da Bolsa Família. Mas os trabalhadores, pelo menos no discurso, continuam sendo importantes.

Dizer, como o líder Paulo Teixeira, do PT, que seu partido apoia Lupi é uma visão fantástica do mundo do trabalho. Se o Partido dos Trabalhadores acha mesmo que Lupi deve permanecer, cai por terra toda essa história de respeito ao seus representados.
Ilustração-Cadu Tavares

Lupi não só dirige um Ministério acusado de desvios, como se mostrou, ao longo da semana, despreparado para o cargo.

Aquela história de sair só à bala, pode ser interpretada como uma franqueza típica de um homem do povo. Tudo bem. Mas uma franqueza que revela também desprezo pela democracia e seus ritos.

Finalmente, a declaração pública de amor a Dilma confirmou a sensação de que estamos vivendo um gênero consagrado pelo cinema nacional: a chanchada.

Para a oposição é cômodo continuar com Lupi no Trabalho porque é um permanente desgaste para o governo.

As intervenções de Lupi, durante a semana, pelo seu despreparo, mostram como foi longe o pragmatismo. Tanto o PT como a CUT podem até apoiar Lupi. Mas deveriam ser chamados ao debate.

Não é possível que convivam, naturalmente, com a galhofa na área que dizem tanto respeitar.
Sobre Lupi, Dilma diz que o passado já passou. Mas ela sabe muito bem que, mal resolvido, o passado sempre reaparece para nos assustar.

O passado não passará, enquanto Lupi não for demitido. Dilma espera o lenhador na forma de novas denúncias. Não percebeu que , como peixe, Lupi também morreu pela boca.

Ele se afogou nos anzóis de suas bravatas e juras de amor. Nada de balas, apenas amendoim. Incapaz de de uma análise mais profunda, o governo insiste num caminho equivocado e quer manter Lupi.

A ameaça do PDT de deixar a base não é assim tão fatal. Lupi fez inúmeras programas de tevê denunciando a corrupção no governo Lula. Depois aderiu e nunca mais tocou no assunto.

Ele é descartável como nas fotos em que beija mão. Dilma talvez hesite pensando em evitar uma vitória da imprensa que levantou as denúncias

É um erro não tomar decisão apenas porque está sendo pedida pelo adversário. Abraçar o erro e tocar o barco serve apenas para agravar a situação.

Numa célebre cena de um western, um mexicano pendura um americano na árvore e diz: vou ter de lhe matar para provar que gosto de você.

Quantas juras de amor, Dilma está preparada para suportar? Quando vai ouvir os conselhos da vovó e dizer que com lobo não sai só?

Fernando Gabeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário