quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BRASIL PIORA NO RANKING DA CORRUPÇÃO

Mapa divulgado pela Transparência Internacional para ilustrar os diferentes níveis de percepção da corrupção, do amarelo (menos corrupto) ao vermelho (mais corrupto). Foto: Transparência Internacional / Divulgação
Mapa divulgado pela Transparência Internacional para ilustrar os diferentes níveis de percepção da corrupção, do amarelo (menos corrupto) ao vermelho (mais corrupto). Transparência Internacional / Divulgação

O Brasil ficou com a 73ª colocação no ranking divulgado nesta quinta-feira pela ONG Transparência Internacional que mediu a percepção da corrupção em 2011 entre 183 nações avaliadas. O país melhorou ligeiramente sua nota em relação a 2010, quando ficou em 69º lugar, passando de 3,7 para 3,8. Quanto mais próximo do topo da lista e da nota dez, menor é a sensação de que o país é corrupto.

A melhor colocada foi a Nova Zelândia, com 9,5. Dinamarca e Finlândia aparecem logo em seguida, com 9,4. A percepção de que o país é corrupto é maior na Coreia do Norte e na Somália, já que ambos ficaram na lanterna, com a nota 1. Segundo o levantamento da ONG, dois terços dos países classificados apresentaram nota menor que 5.

O Chile é o país da América Latina melhor colocado no ranking, aparecendo no 22º lugar. Com nota 7,2, ficou à frente de países desenvolvidos como Estados Unidos (24º) e França (25º). O Uruguai ficou a mesma nota 7 obtida pelo país de Nicolas Sarkozy, compartilhando a mesma posição na lista. Argentina (100ª), Equador (120ª) e Paraguai (154ª) ficaram com notas iguais ou menores que 3. A Venezuela obteve o pior resultado na América do Sul, ficando em 172º.

- O ano de 2011 viu o movimento por uma maior transparência tomar um momento irreversível, à medida que cidadãos ao redor do mundo exigem responsabilidades e transparência dos seus governos. Os países com altas notas mostram que, com o tempo, os esforços para melhorar a transparência podem se mantidos, bem sucedidos e beneficiar seu povo - afirmou o diretor executivo da Transparência Internacional, Cobus de Swardt.

Pesquisador de Transparência Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fabiano Angélico diz que, como a pesquisa de trata de percepção, escândalos publicados na imprensa podem influenciar.
- Essa pesquisa é feita junto a públicos diversos, gente que acompanha os casos pela imprensa.

Quando tem muita notícia, tem marchas contra corrupção na rua, essas pessoas podem achar que aqui tem muita corrupção, mais que em outros países – diz o pesquisador, que embora tenha ressalvas sobre o ranking divulgado, afirma que o Brasil certamente não poderia aparecer entre os melhores.

O índice da Transparência Internacional classifica os países e territórios de acordo com os níveis percebidos de corrupção no setor público. Utiliza dados de 17 pesquisas que levam em conta fatores como o cumprimento de leis anticorrupção e conflitos de interesse. As avaliações incluem ainda questões relacionadas com a corrupção de funcionários públicos, propinas nos contratos públicos e desvio de fundos públicos.

No início de novembro, a Transparência Internacional havia divulgado um ranking no qual mostrou que, entre as 28 principais economias do planeta, o Brasil está em 14º lugar na lista dos países cujas empresas mais pagam suborno para fazer negócios no exterior. Apesar da pontuação brasileira ter variado pouco — de 7,4 para 7,7 pontos, numa escala de 0 a 10, em que 10 identifica a nação onde os empresários seriam absolutamente honestos —, o país foi o único que subiu três posições no levantamento, na comparação com o estudo anterior, divulgado em 2008, quando o Brasil ficou em 17º lugar. O estudo entrevistou 3.016 executivos nesses 28 países.

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário