quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

JADER DE VOLTA. COLLOR QUER MAIS

STF determina que Jader Barbalho, barrado pela Lei da Ficha Limpa, tome posse no Senado. Enquanto isso, Sarney articula candidatura de Collor à presidência da Casa.
Voto de minerva do presidente do Supremo determina a posse do parlamentar paraense no Senado. Antes barrado pela Lei da Ficha Limpa, o parlamentar pressiona para assumir o mandato até o início do recesso

Nove meses depois de fixar que a Lei da Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada nas eleições de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em sessão realizada ontem, que a Justiça Eleitoral diplome Jader Barbalho (PMDB) na condição de senador eleito pelo Pará. Segundo colocado no pleito do ano passado, ele havia sido barrado com base na lei que veta a candidatura de políticos com o currículo manchado por renúncias para escapar de processos de cassação. Com a decisão do STF, o Senado terá de dar posse ao peemedebista no lugar da senadora Marinor Brito (PSol-PA).

O Supremo iniciou o julgamento do recurso apresentado por Jader no começo de novembro. A análise, porém, acabou interrompida após um empate de cinco votos a cinco. Ontem, o presidente do STF, Cezar Peluso, chamou a responsabilidade para si e resolveu definir o julgamento. Ele lançou mão do chamado voto de qualidade para desempatar o caso e manifestou-se pela posse de Jader. Peluso não falou sobre a decisão, mas ela segue o entendimento de que, como a Ficha Limpa não teve validade nas eleições de 2010, não poderia impedir a candidatura de Barbalho.

O político paraense conquistou em 2010 um total de 1,8 milhão de votos e tomará posse no lugar de Marinor, a quarta colocada no pleito para o Senado. O candidato que ficou em terceiro, Paulo Rocha (PT-PA), também entrou com recurso no Supremo. No entanto, o advogado de Jader alertou que haveria uma situação esdrúxula caso Rocha tomasse posse, uma vez que o petista também havia sido declarado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. "É uma condição absurda em que o perdedor iria para a cadeira e o vencedor seria excluído dela", reclamou Eduardo Alckmin.

No Senado, a recondução de Jader Barbalho 24 horas depois da aprovação de Rosa Maria Weber para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal levantou acusações sobre suposto acordo entre a corte de Justiça e a bancada do PMDB. "Não estava na pauta do Supremo, o ministro recebeu uma pressão pesada do PMDB e fez uma coisa inusitada. Vou recorrer, tenho direito a recurso. Foi beneficiado alguém que a vida inteira ocupou cargos públicos para se beneficiar. A responsabilidade é do ministro Peluso, que passou por cima de uma decisão tomada por ele mesmo", disse Marinor.

O Senado informou que a posse de Barbalho pode não ocorrer este ano. Marinor tem cinco dias úteis para deixar o gabinete após a diplomação do peemedebista e a Mesa Diretora tem que se reunir para indicar relator do processo de Jader. O novo senador pelo Pará pressiona para assumir o mandato já na semana que vem. "Fez-se Justiça. Espero agora a diplomação e a posse, de preferência, o mais rápido possível", disse Jader Barbalho.
A assessoria do Supremo disse que Peluso não comentaria as declarações de Marinor.

Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário