terça-feira, 20 de dezembro de 2011

VEREADORES PRESOS DURANTE A SESSÃO

Histórico de turbulência

Cercado:
O prédio onde funciona a Câmara Municipal foi praticamente cercado pelos policiais. Quando entraram na Casa, o vereador Samuel Nascimento, mais conhecido como Coronel Nascimento, estava fazendo seu discurso de posse.
Operação: Em 2009, o MPES fez uma operação visando a combater um esquema de fraude na contratação de empresa para fazer concurso público. Dez pessoas foram presas, incluindo o ex-secretário de gabinete e primo do prefeito Ademar Deves, Rubens Devens; o então procurador-geral e servidores da prefeitura.
Prefeito: Prefeito desde 2005, Devens já foi afastado do cargo duas vezes acusado de improbidade administrativa. No último, passou 158 dias fora das funções. Ação do MPES o acusa de fraude em licitações.
Vereadores: Após pedido do MPES, a Justiça ainda afastou liminarmente cinco vereadores - o então presidente Gil Furieri, Luciano Frigini, Ronis do Devens, Paulinho da Vila e George Coutinho.
Rachid: Todos são acusados de "rachid", no qual ficavam com parte do salário de assessores, e/ou de manter "servidores fantasma" em seus gabinetes. Os cinco chegaram a retomar suas cadeiras no Legislativo.
Prisão: Em nova ação, o vereador Gil Furieri foi preso na semana passada. Ontem, também foram presos mais três parlamentares e afastados outros três.


Tempo
5 dias preso:
Desde quinta-feira, Gil Furieri está preso por determinação da Justiça.

158 dias de afastamento: O prefeito Ademar Devens ficou fora do cargo de outubro de 2010 a maio de 2011.
A sessão da Câmara Municipal de Aracruz foi interrompida ontem de forma inusitada: policiais civis e representantes do Ministério Público invadiram o plenário, prenderam três vereadores e anunciaram o afastamento de mais três. Dezenas de moradores que acompanhavam os trabalhos do Legislativo presenciaram a operação atônitos e surpresos.

Foram presos os vereadores Jocimar Rodrigues Borges, mais conhecido como Manego (PSB), Ozair Coutinho Gonçalves Auer (PMDB) e Orvanir Pedro Boschetti (PMDB). Além deles, também foram presos o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e ex-vereador, Ismael Rós Auer - marido da parlamentar Ozair - e o advogado Guilherme Loureiro.

Também foram afastados os vereadores Ronis do Devens ( PDT), Paulinho da Vila (PT) - que já estavam fora do cargo e tomariam posse ontem - e Luciano Frigini (PSD).

De acordo com o delegado Leandro Barbosa Morais, titular da Delegacia de Polícia Civil de Aracruz, a operação para o cumprimento de mandados judiciais é um desdobramento da que aconteceu na quinta-feira passada, com colaboração do Ministério Público do Estado (MPES) e as Polícias Federal e Civil. As investigações do Ministério Público apontam suspeitas de fraude em licitações, rachid e contratação de funcionários fantasma.

Outros presosNa última quinta-feira, o vereador e ex-deputado estadual Gilberto Furieri (PMDB) foi preso. Também foram presos a empresária e filha do vereador, Cíntia Teixeira Furieri, o sócio dela, Márcio Devens Barcelos, e a presidente da Comissão de Licitação da Câmara Municipal, Renata Aquilino Tavares. Márcio Devens e o empresário Gilmar Luiz Vassoler, que teve a prisão temporária decretada, foram soltos.

Segundo as investigações, os acusados estariam envolvidos em um suposto esquema de fraude em licitação que beneficiaria a empresa Speed- TI, de propriedade de Cíntia e dos empresários Márcio Devens Barcelos e Gilmar Luiz Valosser. (Com colaboração de Mariana Montenegro)
Câmara ficou com quatro representantes

Com as prisões e os afastamentos ocorridos, só restaram na Câmara Municipal de Aracruz quatro vereadores. São eles: Coronel Samuel Nascimento (PSB), Anderson Guidetti (PTB), George Coutinho (PDT) e o presidente do Legislativo, Ronaldo Cuzzuol (PMDB).

E quem acompanhou a sessão de ontem ficou assustado. "Foi a primeira vez que eu entrei na Câmara de Aracruz. Nunca poderia imaginar um acontecimento desse", declarou o biólogo Juarez Pessanha que, assim como vários ambientalistas, se deslocou até o local para acompanhar a votação de doação de uma área localizada na Praia dos Padres para o Instituto Chico Mendes.

A operação aconteceu por volta das 18h20 e contou com 25 policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), 10 policiais de Aracruz e três delegados.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário