quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CRESCIMENTO ZERO

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro estacionou no terceiro trimestre, com crescimento zero em relação ao segundo, na série livre de influências sazonais. Houve desaceleração generalizada de atividades e setores. Como esperado, a indústria teve queda, e a surpresa ficou por conta do recuo dos serviços e da desaceleração do consumo das famílias.

Com isso, para diversos analistas, ficou bem difícil o PIB crescer 3% em 2011. Alguns deles já acham difícil chegar a 3% também em 2012. "Dificilmente o PIB cresce 3% este ano, deve ficar mais perto de 2,8%", projeta Bráulio Borges, economista-chefe da consultoria LCA.

Outras instituições que preveem ou consideram que ficou mais provável um PIB abaixo de 3% em 2011 são o Itaú-BBA, a consultoria MB Associados e as gestoras de recursos Opus e JGP, no Rio.

Cenário geral da economia

Em relação a igual período de 2010, o PIB do terceiro trimestre cresceu 2,1%, o pior resultado desde a queda de 1,5% no terceiro trimestre de 2009. O mau desempenho atingiu quase todos os setores e subsetores. A desaceleração foi puxada pela indústria, e já atingiu o consumo das famílias, quem tem sido um suporte da economia brasileira.

Os investimentos também caíram ante o segundo trimestre. Segundo os analistas, a alta da Selic e as medidas de contenção de crédito desde o final de 2010 aliaram-se ao impacto recente da crise internacional para provocar a parada brusca da economia.

Na comparação com o período de abril a junho, na série dessazonalizada, a indústria recuou 0,9% e os serviços caíram 0,3% no terceiro trimestre. A agropecuária, porém, cresceu substanciais 3,4%, impulsionada pelo bom desempenho de mandioca, feijão e laranja.

Governo quer novas medidas
O governo vai adotar novas medidas para estimular as operações de empréstimo, informou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "No momento, não há medidas que o governo pense em tomar, mas vamos seguir na flexibilização do crédito", adiantou. O objetivo, acrescentou, é barateá-lo.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário