quinta-feira, 11 de julho de 2013

TRADIÇÃO QUEBRADA, PREFEITOS VAIAM A PRESIDENTE DILMA


Foto: Joel Rodrigues/Folhapress
Joel Rodrigues/Folhapress
Prefeitos reunidos na XVI Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios

A ausência da presidente Dilma Rousseff na abertura da XVI Marcha dos Prefeitos, ontem, em Brasília, foi vaiada pelos presentes, que só se aplaudiram quando mais tarde, de forma improvisada, os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) compareceram para acalmar os ânimos e anunciaram que a presidente deverá estar presente hoje.

Dilma deixou de comparecer à abertura da Marcha, quebrando uma tradição iniciada por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 4 mil prefeitos devem participar do evento. Mesmo assim, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, evitou criticar o governo. “A ausência da presidente não frustrou o encontro porque ela vem amanhã (hoje). Logicamente, o que causou foi um certo transtorno na realização do evento, na programação, que precisou ser toda alterada”, disse Ziulkoski.

Com receio de mais vaias, o Palácio do Planalto fechou uma pauta de emergência para atender aos prefeitos. A principal proposta colocada foi liberar imediatamente entre R$ 1 bilhão e R$ 1,8 bilhão para ajudar os prefeitos, como uma alternativa à principal reivindicação da Marcha, que é aumentar em 2 pontos percentuais o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



Ontem, Mercadante e Padilha falaram sobre o programa Mais Médico, lançado segunda e que pretende atrair profissionais estrangeiros para periferia das grandes cidades ou pequenos municípios onde os brasileiros não querem trabalhar.

Críticas

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), possível candidato à Presidência em 2014, ironizou a vaia que Dilma levou na Marcha dos Prefeitos.

“Soube que a presidente Dilma foi homenageada hoje (ontem) na reunião dos prefeitos. Tudo que o Brasil não precisa hoje é de uma presidente sitiada. Espero que ela vá lá amanhã (hoje)”, disse.

Capixabas querem verba de emendas liberada

Cerca de 30 prefeitos de cidades do Espírito Santo participam da Marcha em Defesa dos Municípios, que começou ontem em Brasília, e aproveitam a viagem à capital do país para alinhar pedidos com a bancada federal e até mesmo com ministros do governo Dilma Rousseff (PT).

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim (PMDB), presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), que também foi para Brasília, disse que a principal agenda dos prefeitos é com ministérios.

“O pedido é por liberação de verba de emendas, por ajuda para custeio dos municípios. Além disso, os prefeitos pedem a correção dos valores dos programas sociais criados pelo governo federal. Alguns estão com os mesmos valores há 10, 15 anos”, declarou Perim.

Ele acrescentou que o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem também destaque na lista de pedidos dos prefeitos.

Participam da Marcha prefeitos de Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Boa Esperança, Santa Leopoldina, Brejetuba, Sooretama, Nova Venécia, Cachoeiro, entre outros. (Elisa Rangel)


Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário