sexta-feira, 19 de julho de 2013

2014: O ANO DA FAXINA NA POLÍTICA CAPIXABA

Apenas 12 dias foram suficientes para cair a máscara da Assembleia e trazer à tona os verdadeiros interesses que movem os mandatos dos deputados. Ficou clara a sordidez como usam o nosso voto, como enganam, negociam e ignoram os anseios populares. Se escondendo atrás dos escudos policiais, foram eles que invadiram a casa do povo.
 
Ao ver a foto da cadeira no teto da área ocupada na Assembleia fiquei orgulhoso, aqueles que estavam lá sim, me representam. Como disse a professora Suzana Tatagiba “(...) a cadeira no teto... Fosse outro o contexto, seria instalação numa galeria famosa qualquer, renderia aplausos”, observou. 
 
Concordo plenamente, a cena merece aplausos. Demonstra toda a indignação social que estamos vivendo, representa a falta de pudor, de respeito que esses políticos têm com a população. Tudo estava estampado na cara do presidente da Casa Theodorico Ferraço (DEM), casa? Aliás, Ferraço esbanjou cinismo nas suas declarações à imprensa.
 
Outra fala que me chamou atenção foi da deputada Luzia Toledo (PMDB), que disse estar estarrecida com a cena da cadeira no teto. Estarrecidos ficamos nós, povo coma a sua atitude deputada, estarrecidos com o uso que fez dos votos que recebeu. Estarrecidos ainda estamos com a falta de comprometimento que a senhora e seus pares têm com a sociedade.
 
Vamos a um rápido balanço dos acontecimentos. Fomos às ruas em protestos e reivindicações. Então vieram as reuniões de emergência, assim como promessas de novas posturas, e o que aconteceu depois? Nada, simplesmente nada. A ficha limpa para cargos comissionados não aconteceu; o crime hediondo para a corrupção não foi aprovado; as propostas de uma reforma política mais uma vez foram engavetadas e esquecidas.
 
A polícia se tornou ainda mais arbitrária e bandida (cenas mostraram a estupidez policial, um covarde fantasiado de autoridade e seu spray de pimenta), os aviões da FAB continuam pra cima e pra baixo carregando a corrupção e o deputado ficha imunda, tão imunda quanto o pó preto da que a Vale espalha na Grande Vitória, vai continuar pedindo vistas de projetos de leis que 
 
E a as ruas? Vão ficar desertas ou vão se encher de protestos novamente? Você cidadão de bem, honesto e trabalhador vai se calar ante todas essas falcatruas ou vai se unir ao grito de repúdio? Eles estão apostando que não. Eles acreditam que todos logo vão esquecer - a tal da memória curta do brasileiro. Eles apostam na reeleição.
 
E você acredita em quê? O voto é uma arma que você tem nas mãos, para onde vai apontá-la? Lembre que essas suas excelências ardilosas que estão lá, precisam do seu voto para continuar lá. É preciso varrer esse lixo político que se perpetua e deixar vir o novo, chega de velhacaria, de libertinagem com seu voto; 2014 vai ser o ano moralidade, da faxina na política capixaba.

Coluna do Phil - Século Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário