terça-feira, 25 de maio de 2010

O FALSO POSITIVO.

Apesar da desconfiança geral e a incerteza sobre tomar ou não vacina para a gripe H1N1, defendemos sua aplicação, tendo inclusive, junto com minha equipe, dos primeiros a faze-lo, já que pertencemos ao grupo de risco. Assim o fizemos por saber que a imunização é a única maneira de evitar a gripe , sendo ato médico utilizado há quase um século , com técnica amplamente conhecida e segura, responsável por salvar milhares de vidas desde sua descoberta.

Nós que estivemos na frente de batalha ao enfrentamento do surto no ano passado, constatamos a alta letalidade do vírus, sua rápida e perigosa propagação, e sabedores de que o tratamento com anti-virais, além de não estar disponível à população, nem sempre surte os efeitos necessários, aplaudimos a vacinação em massa da população.

Travamos debates intermináveis na internet com amigos descrentes da eficácia da vacina , receosos de seus efeitos adversos , escrevemos e publicamos em nosso blog, artigos no mesmo sentido e qual não é nosso espanto, decepção e indignação ao saber que agora, o Governo através do Ministério da Saúde alerta para a possibilidade de testes “falso positivos” para o HIV em pessoas vacinadas para o H1N1. Como justificar tal irresponsabilidade? Por que não se esclareceu previamente essa possibilidade e deixar a decisão de se vacinar para cada um de nós? São duas as teorias possíveis. O Governo sabia e não divulgou temendo fracasso da campanha, com estoque altíssimo da vacina comprada a peso de ouro e o risco de ter a data da validade vencida. Como se justificaria a perda de milhares de reais? Como convencer alguém a se imunizar, sabendo o risco de um teste falso positivo? Qual seria o impacto na sociedade, ainda mais se considerarmos que é um ano eleitoral? Diante do dilema, optou-se por omitir a verdade, acelerar a campanha e depois justificar o que invariavelmente iria acontecer.

Na segunda possibilidade, o Governo não sabia , o que seria tão absurdamente irresponsável, que a se confirmar comprometeria não somente a continuação da campanha atual, como comprometeria seriamente futuras e necessárias vacinação em massa da população. Deixaria questões no ar, tais como: Haveria o risco de mais algum efeito colateral indesejado? Será que Ministério tem convicção do que garante em relação à segurança da vacina? Seria o caos.

Um fato a ser lamentado é a pequena repercussão na grande mídia de fato de tamanha gravidade. Imaginem o constrangimento e o desespero de um cidadão ao receber um exame positivo para o HIV? Imaginem se é um exame pré-nupcial , de rotina em uma empresa ou até mesmo para assumir um cargo público? Pensem numa gestante que ao ler seus exames de pré-natal, depara-se com um resultado , indicando que ela está contaminada com o vírus da AIDS? As conseqüências podem ser as mais imprevisíveis possíveis, relacionamentos pode ser abalados, as depressões são inevitáveis e há até o risco de suicídio, como não?

Todos, e os números não são conhecidos, que se tornaram vitimas dessa desinformação, têm o direito e devem acionar judicialmente o Governo por danos morais e imagino que serão milhares o que o farão.Se o Brasil fosse um país sério, com um Presidente mais preocupado com seu povo em vez de atravessar o mundo para prestar solidariedade e tentar ajudar o regime de um ditador implacável, um Presidente que em vez de desrespeitar as Leis que jurou defender, estivesse mais atento aos absurdos cometidos por seus auxiliares, o mínimo que teria que fazer em resposta ao inadmissível episódio do teste falso positivo do H1N1, era demitir sumariamente o Ministro da Saúde, o que a bem da verdade não vai acontecer porque no momento o Presidente Deslumbrado Lula da Silva, só pensa em seus planos pessoais e na tentativa de implantar no Palácio do Planalto uma inexperiente, incompetente e autoritária marionete.

Quanto a mim, só resta usar desse espaço (não sei até quando) para compartilhar com todos que lerem esse artigo, a minha indignação, calar-me em relação a vacina para a gripe suína e pedir a Deus que efeitos colaterais piores não apareçam, para o bem da minha saúde, dos componentes da minha equipe, da minha família e dos milhares de brasileiros que a tomaram. Acorda Brasil.

6 comentários:

  1. Estamos realmente em um grande circo! Palhaços conduzidos por um anão que tenta ser engraçado aos espectadores mais inconsequente aos que nele confiam.

    Essa merece ser espalhada.

    ResponderExcluir
  2. Ufa!!!Costumo dizer que todo atraso é bem vindo!!!! Como boa brasileira ainda nao tomei... E nem vou tomar...rsss Me cuido tanto e de repente um resultado positivo pra HIV???? Nem sei o que dizer diante de tanta irresponsabilidade.. Será que a equipe do Idiota (ou espertalhão???) tomou??

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau. Um absurdo a forma irresponsável como tratam questões tão importantes, tripudiam até com a Saude Publica, comprometem até a confiança de campanhas futuras.

    ResponderExcluir
  4. Caro Doutor! Esta situação deveria ter espaço amplo na Grande Midia, que sabe um contato com a TV Record, Rede TV, isso é muiuto sério e altamente comprometedor. Por tudo isso a saúde pública, no Brasil, anda do jeito que está, poucos são dignos, como o amigo e equipe, de vestir a "Bata Branca". procure o pessoal do Jornalismo da Record. TÔ junto!

    ResponderExcluir
  5. ola amigo,
    Eu já tinha sido avisado, para não tomar a vacina,agora então estou indgnado, com a falta de respeito para com o povo, a saúde nunca foi levada a sério, uma pena, eu fico muito triste,pessoas são tratadas como cobaias.
    abraços
    LuizBellei

    ResponderExcluir
  6. Dr. Marco, estou me sentindo uma "palhaça", diante dessa situação, embora não tenha tomado a vacina; mas não penso só em mim, é a saude da população que está em jogo. Fico pensando em quantas outras situações fomos enganados. Concordo com o Ricardo que disse ser necessário recorrer a mídia. É necessário que a população fique mais atenta! Chega!!!

    Odila Garcia

    ResponderExcluir