domingo, 18 de julho de 2010

AÇAÍ E A DOENÇA DE CHAGAS, NOVO DESAFIO PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Doença de Chagas por via oral através do açaí


Na comemoração dos 100 anos da descoberta da doença de Chagas, a vigilância sanitária vem trabalhando na prevenção de uma nova forma de transmissão da doença: a por via oral. A ocorrência da doença de Chagas por transmissão oral está relacionada ao consumo de alimentos contaminados e, desde 2006, é considerada como potencial risco para a saúde pública no Brasil.

Os casos mais recentes de transmissão da doença de Chagas por alimento, no Brasil, estão relacionados ao consumo do suco de açaí fresco. Em 2007, 100 ocorrências da doença foram registradas no país, todas na região Norte.

“A presença da doença de Chagas no açaí está diretamente relacionada à higienização do produto, que é extraído lá na mata e, muitas vezes, vem contaminado pelo barbeiro para os batedouros”, explica a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Martins Brito. Para mudar esta situação, a Anvisa desenvolveu um plano de ação, que identifica quais providências devem ser tomadas pelos órgãos de saúde locais e indica a urgência de execução de cada ação.

O principal foco do plano é a capacitação dos órgãos de vigilância sanitária regionais, da população e dos batedores de açaí. “Um simples processo de tamisação, ou seja, de peneiração contribui significativamente para a redução da doença neste tipo de alimento” afirma Brito.

O cadastro dos batedouros de açaí de toda região também faz parte da estratégia da Agência. “Com essa informação em mãos, as vigilâncias sanitárias locais poderão trabalhar as boas práticas de manipulação de alimentos, isto é, conscientizar as empresas de como obter uma boa matéria prima, como transportar, higienizar e processar essa matéria prima de forma correta, dentro dos batedouros”, complementa a diretora da Anvisa.



Médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, Carlos Chagas trabalhou como clínico e pesquisador e iniciou sua atuação na saúde pública, combatendo a malária. Seu maior destaque foi a descoberta do protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao amigo Oswaldo Cruz) por ser o primeiro e único cientista na história da medicina que descreveu completamente a doença que esse protozoário causa, conhecida popularmente com o seu nome, doença de Chagas.

CONHEÇA UM POUCO MAIS:

Hoje, sabe-se que o Mal de Chagas é uma doença típica do hemisfério americano, distribuindo-se desde o México até o Sul da Argentina, não só contaminando alguns tipos de animais, mas também a espécie humana. É considerada uma doença bastante grave, transmitida por um vetor popularmente conhecido como ''''barbeiro'''', uma espécie de besouro que exerce uma função de ferramenta, e que contém em seus intestinos um parasito (protozoário flagelado que entra na corrente sanguínea de seu hospedeiro) chamado também de Tripanossoma cruzi, o principal componente causador da doença.


A partir de 1970, o Mal de Chagas não ficou somente visto como uma doença rural, mas também como uma doença urbana, mudando o padrão epidemiológico tradicionalmente conhecido.

Há varias formas de se contrair a Doença de Chagas, e as mais conhecidas são: através de transfusão de sangue contaminado, via congênita (mães infectadas transmitem a doença durante gestação), via vetorial (o barbeiro durante a noite, deposita suas fezes na região cutânea facial do indivíduo, causando uma coçadura).

Mais recentemente, foi descoberta uma outra forma de transmissão da doença: a contaminação através do consumo de açaí.Isso se deu ao desmatamento desenfreado da floresta amazônica, promovendo desequilíbrio ambiental, pois o barbeiro ao sentir-se ameaçado, procura os cachos de açaí para ali se ''''hospedar'''', transformando a palmeira em sua nova ''''casa''''.Normalmente os focos de domicílio do vetor são casa de pau-a-pique ou que apresentem condições precárias de higiene, habitando colchões e outros objetos da casa.

Geralmente, os sintomas só aparecem após um período de incubação de pelo menos uma semana após o contágio.Entre esses sintomas, o paciente sente irritação cutânea, febre alta e conta com o aparecimento de ínguas. O rápido desenvolvimento da doença pode causar complicações cardiológicas e uma provável inflamação cerebral (encefalite), sendo que a maioria das pessoas adquirem a doença na infância.

A doença é diagnosticada através de exames de sorologia, parasitológicos, hemocultura e imunofluorescência.

A única droga usada para o tratamento etiológico da Doença de Chagas no Brasil é o Benzonidazol-Rochagan R,sendo somente usado sob prescrição médica, pois provoca efeitos colaterias relativamente graves ao paciente.

Vale lembrar que a medicação ideal para o tratamento etiológico do Mal de Chagas ainda não foi encontrada, e que o Benzonidazol somente ajuda a retardar a infecção.

Um comentário:

  1. Muito importante o estudo detalhado sobre esta nova forma de contrair a doença. Não sabia, para mim é novidade!

    ResponderExcluir