sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ampliação do Bolsa Familia.

Deputados defendem aliar o Bolsa Família ao ensino profissionalizante


Os deputados Zenaldo Coutinho (PA) e Duarte Nogueira (SP) defenderam a ampliação do Bolsa Família, criado no governo Lula a partir de uma série de ações sociais da gestão de Fernando Henrique Cardoso. Na avaliação dos tucanos, aliar esse programa ao ensino técnico e profissionalizante é um dos caminhos possíveis.

Tese parecida é defendida pelo candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Segundo a proposta do ex-governador de São Paulo, jovens receberiam uma bolsa para frequentar cursos técnicos e profissionalizantes. Os recursos seriam usados para cobrir despesas do aluno ao longo do curso.

“Serra tem como fundamento da sua política social a manutenção de todos os programas que têm dado certo. Se eleito, ele pretende aperfeiçoar toda a rede de proteção social iniciada no governo Fernando Henrique, quando foram criadas ações como a Bolsa Escola e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A visão do candidato tucano é manter o Bolsa Família e ampliá-lo para a qualificação profissional”, ressaltou Zenaldo.

O tucano espera que o exemplo de São Paulo, onde o ensino técnico foi fortalecido, seja ampliado para todo o Brasil. Dessa forma, o parlamentar acredita que os jovens, principalmente os mais carentes, poderão ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Para Zenaldo, o sucesso das escolas técnicas e das faculdades de tecnologia no estado mostra que isso pode dar certo. “São exemplos concretos, pois milhares de jovens que ingressam nessa formação técnica já saem prontos para o mercado. Espero que o programa seja ampliado para os jovens de todo o Brasil”, reiterou.

Duarte também destacou a necessidade de aperfeiçoar o Bolsa Família. “Não há nenhuma melhora tão significativa como dar oportunidade não só para complementação de renda das famílias cadastradas no programa, mas também oferecendo o ensino técnico aos jovens. Essa é uma forma de melhorar a renda dessas pessoas para que elas possam progredir”, avaliou.

O bom exemplo de São Paulo

Os números comprovam a prioridade dada por José Serra à frente do Governo de São Paulo aos ensinos técnico e tecnológico. Na gestão do tucano, mais do que dobrou o número de vagas nas escolas técnicas e as unidades das Faculdades de Tecnologia.

Os postos disponíveis para os cursos técnicos saltaram de cerca de 70 mil para mais de 170 mil, com mais de 80 cursos adaptados às realidades regionais. No caso das Faculdades de Tecnologia, o governo de Geraldo Alckmin havia ampliado o número de unidades de nove para 26. No de Serra, passou desses 26 para 52.

Para Duarte, os números mostram uma coerência entre o discurso e a prática do candidato do PSDB à Presidência. "Isso dá segurança em relação ao que ele pode fazer pelo país. Trata-se de um aspecto fundamental e que vai ao encontro do desejado por grande parcela da nossa juventude”, destacou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário