segunda-feira, 12 de julho de 2010

MP IMPUGNA 85 CANDIDATURAS NO MARANHÃO.

O Ministério Público Eleitoral do Maranhão protocolou no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado 85 ações de impugnação das candidaturas para as eleições deste ano. O número representa 17% do total de inscrições (497).


Dessas ações, metade refere-se à ausência de desincompatibilização de cargos públicos. As demais são de candidatos enquadrados na lei Ficha Limpa ou reprovações nos Tribunais de Contas do Estado e da União.

No primeiro exemplo, há os casos do petista Washington Oliveira, candidato a vice na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB), do atual vice-governador João Alberto (PMDB), candidato ao Senado na mesma coligação, e do ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Edson Vidigal (PSB), que tenta se tornar senador e apoia o deputado federal Flávio Dino (PC do B) para o Executivo estadual.

Entre os impugnados pela lei da Ficha Limpa estão o deputado federal Sarney Filho (PV) e o ex-governador Jackson Lago (PDT), que tenta retornar ao cargo que ocupou entre 2007 e 2009.

Para a procuradora eleitoral Carolina da Hora Mesquita, as representações de impugnação representam uma medida "saneadora" da política local.

O advogado de Jackson Lago, Daniel Leite, adiantou que, embora seu cliente não tenha sido informado oficialmente da ação, vai recorrer.

João Alberto e o deputado Sarney Filho anunciaram que só vão se pronunciar após receberem a notificação. Edson Vidigal não foi localizado.

As notificações devem chegar aos candidatos impugnados a partir desta terça-feira (13). A partir daí, eles terão sete dias úteis para apresentar defesa ao TRE-MA. O prazo do tribunal para julgar esses processos vai até 5 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário