domingo, 4 de julho de 2010

NÃO É NADA, NÃO É NADA, NÃO É NADA MESMO.

Ibope: oito presidenciáveis somam 1% das intenções de voto


Em um cenário com todos os 12 candidatos à presidência da República, oito deles - Américo de Souza (PSL), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB) , Mario de Oliveira (PTdoB), Oscar Silva (PHS), Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC) - somam apenas 1% das intenções de voto, de acordo com pesquisa do Ibope, divulgada no último sábado (3). O PHS e o PSL já divulgaram que não disputarão mais a eleição presidencial.


Segundo o levantamento, o candidato do PTC, Ciro Moura, aparece com 1%, logo atrás dos três presidenciáveis mais citados - José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Nesta simulação, 7% dos entrevistados declararam voto branco/nulo e 11% estão indecisos.

Ainda levando em conta este cenário, quando são citados todos os candidatos, Dilma Rousseff e José Serra aparecem empatados com 36% das intenções de voto e Marina Silva, com 8%. Quando o Ibope considerou apenas estes três presidenciáveis, a petista e o tucano empataram em 39%. Já a candidata verde, aparece com 10%.

Em um possível segundo turno entre Dilma e Serra, os votos de Marina se dividiram em 35% de votos para a ex-ministra e 34% para o ex-governador de São Paulo.

Perfis das intenções de votos

O perfil do eleitor que decide entre um candidato e outro não mudou muito, de acordo com a pesquisa. Os homens, por exemplo, continuam votando mais em Dilma (44%) e as mulheres, em Serra (41%).

Já o eleitorado jovem se identifica mais com o candidato tucano, ainda neste cenário entre os dois candidatos. Serra tem aprovação de 44%, enquanto Dilma tem 36%.

Encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho, com 2002 entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 28 de junho sob o número 17245/2010.

Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário