quarta-feira, 7 de julho de 2010

O AFRICANO INDESEJADO.

O bagre africano (aquamonstrus devastadorus) ou monstro do brejo como também é conhecido é um terrível predador que pode medir desde alguns centimetros até metros de comprimento.Foi introduzido em nosso meio ambiente por algum idiota que achou que de alguma forma podería ser benéfico. Adaptou-se muito bem e está devorando nossas espécies nativas e até pequenos animais, já que consegue caminhar fora d'agua. Práticamente não tem inimigos naturais e está causando terrível dano ambiental em nossos rios e córregos, principalmente da região sudeste. Se alimenta de quase tudo, desde pequenos peixes até surubins e pirarucus , come todo tipo de anfíbius e crustáceos. Comem vegetais, e até relatos que um cardume desse peixe devastou uma lavoura de maracujás em São Francisco, Rj. Têm um grande poder de regeneração e quando mutilados dão origem a outros animais. Sua carne é de gosto muito ruim e sua industrialização é inviável. O que mais preocupa é que não vemos preocupação das autoridades do Ministério do Meio Ambiente que parecem desconhecer o desastre ao nosso meio ambiente causado por essa espécie.


Todo dia assistimos nos noticiarios das tvs e lemos nos jornais, o abuso com o nosso meio ambiente. Queimadas por todo o país, desmatamento na amazônia, poluição nos nossos rios e córregos. O Ministro Carlos Minc ameaçando os desmatadores, confiscando boiadas inteiras, multando as empresas, etc. Tudo muito justo e necessário, porém de um desastre ecológico terrível ninguém fala, ninguém escreve, parece não preocupar nossas autoridades. Me refiro ao povoamento de nossos rios pelo bagre africano. Peixe sem graça, paladar horroroso, mas um predador impiedoso que não poupa nossas espécies nativas. Quem gosta de fazer suas pescarias já percebeu que nossos bagres, mandís, piabas, camarão, estão desaparecendo. Enfim por não ter predador, o bagre africano a tudo devora e vai se proliferando de uma forma avassaladoramente rápida. As autoridades precisam traçar urgentemente uma estratégia de combate a esse flagelo, antes que estejamos condenados a pescar e comer sómente " BAGRE AFRICANO".

4 comentários:

  1. INACREDITÁVEL. ESTE É O UNICO COMENTÁRIO QUE POSSO FAZER DIANTE DO QUE LI.

    ResponderExcluir
  2. Podemos fazer uma metáfora utilizando este peixe com alguns políticos que povoam a nossa "fauna" brasileira. Os nossos políticos assim como o bagre africano foi introduzido em nosso país por algum ou alguns idiotas que acharam que de alguma forma poderia ser benéfico. Estes políticos se adaptaram tão bem, e estão devorando as verbas da saúde e da educação. Praticamente não tem inimigos "naturais", às vezes seu pares, mas estes são facilmente comprados ou ludibriados. Assim como o bagre africano alguns políticos tem grande poder de regeneração, são cassados num ano e no outro já estão disputando novas eleições, o único predador natural dos maus políticos é o povo, o eleitor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentario do Dr. Alex. Só faltou dar nomes aos bois. É o politico do mensalão,dolar na cueca,corrupção desenfreada como nunca se viu,Bancoops,Ongs Fajutas que recebem dinheiro e desviam,Sindicatos corruptos,Mst invadindo e depredando,e muitos outros etcs. Sabem quem são ELES ?

    ResponderExcluir
  4. E onde está afinal o Ministério da Pesca inventado no governo Lula? Ao invés de usurparem milhões de reais dos contribuintes, por que não fazem alguma coisa realmente útil e solucionam este problema, se é que chegou ao conhecimento dos 'parvos'.
    Sempre desconfiei dos discursos de ambientalistas. Quando surgem questões na vida real, eles somem.
    Nada mais coerente com este desgoverno petista.
    Só será feito algo efetivamente útil quando essa cambada deixar o poder.

    ResponderExcluir