sábado, 3 de julho de 2010

Oposição venezuelana acusa Governo de ameaçar liberdade de expressão .

A oposição venezuelana rechaçou neste sábado as novas advertências do presidente Hugo Chávez à emissora de televisão "Globovisión" e considerou que elas representam uma "ameaça à liberdade de expressão e informação" no país.


A coligação Mesa de Unidade Democrática (MUD), que agrupa boa parte da oposição venezuelana, indicou em comunicado assinado por seu secretário executivo, Ramón Guillermo Aveledo, que as palavras de Chávez contra a emissora, muito crítica ao atual Governo, constituem também um "abuso de poder".

"Vamos ver quem agüenta mais: se a loucura da 'Globovisión' ou o povo", disse Chávez ontem após afirmar que a direção dessa rede de televisão está "buscando desestabilizar o país" por ordens de dois de seus acionistas, Guillermo Zuloaga e Nelson Mezerhane, ambos foragidos da Justiça venezuelana, que os acusa em dois casos que não envolvem o canal.

Segundo o comunicado da MUD, "quando o presidente da República, abusando de seu poder para convocar emissoras --ou transmissões oficiais obrigatórias por todas as cadeias de rádio e televisão-- ameaça a 'Globovisión', na realidade ameaça a liberdade de expressão e o direito à informação de todos os venezuelanos".

A plataforma opositora ressaltou que o governante venezuelano "não acusa o canal de notícias de ter violado nenhuma lei", mas "o ameaça pelas informações que ali são veiculadas ou as opiniões expressas por seu sinal'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário