sexta-feira, 9 de julho de 2010

PELO VOTO DIGNO.

Diante da dificuldade de garantir apenas a inscrição de candidatos sem contas pendentes com a Justiça, cresce a importância de iniciativas dos próprios eleitores por mais ética na política. É o caso, entre outros, do lançamento da cartilha Voto não tem preço. Saúde é seu direito!, por parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O objetivo é alertar a sociedade para o fato de que saúde é um direito de todos, assegurado constitucionalmente. Não pode, portanto, se prestar como moeda de troca para a eleição de pretendentes a um cargo eletivo, como costuma ocorrer com frequência.


Uma das vantagens da publicação, lançada em Brasília durante reunião plenária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é a de recorrer ao didatismo, em linguagem acessível à maioria da população, para demonstrar que esse serviço público essencial é um dos mais visados por fraudadores. A particularidade de estar ligado diretamente à vida dos cidadãos faz com que se multipliquem, entre quem busca voto, compromissos de melhor qualidade no atendimento, promessas de vaga em hospitais de emergência, ficha para consulta com profissionais especializados e mesmo a garantia de intervenção cirúrgica ou de distribuição de medicamentos. O eleitor, porém, não pode se iludir com demagogias, que em muitos casos precisam ser denunciadas aos organismos encarregados de conter abusos.

É importante, por isso, que movimentos como o deflagrado ontem, com o apoio de representantes de uma série de entidades da sociedade organizada, consigam levar seu recado às instituições da área, como as secretarias de Saúde e órgãos afins. Mais do que isso, é preciso que consigam sensibilizá-las.

Assim como a saúde, outras áreas de interesse direto da população se prestam para deturpação por políticos cujo único objetivo é tentar garantir voto. Barrar esse tipo de prática, em qualquer atividade, exige uma ampla mudança cultural, que começa por iniciativas como a que resultou na cartilha com orientações sobre desvios na saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário