quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CIRURGIAS SUSPENSAS POR FALTA DE AR CONDICIONADO.

A falta de refrigeração no hospital São Lucas está prejudicando o atendimento aos pacientes. Três cirurgias marcadas na unidade foram canceladas porque o aparelho de ar-condicionado do centro cirúrgico quebrou duas vezes, no sábado e na última terça-feira. Além disso, o ar-condicionado do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital não funciona desde dezembro do ano passado.


O infectologista José Américo de Carvalho, gerente da Comissão de Infectologia do Hospital Santa Rita, destaca que as altas temperaturas representam risco de infecção no centro cirúrgico. A utilização de ventiladores também não é adequada.

"Os ventiladores não são adequados pois podem suspender poeira. Um paciente que estiver com tuberculose fazendo nebulização no CTI, por exemplo, pode transmitir a doença para outro, já que as bactérias são disseminadas no ar", explica o médico.

Calor intenso

Além disso, o calor também tornou-se um problema sério no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). "Está um calor absurdo. Todo mundo está passando mal. O local que os funcionários utilizam para repousar, por um período de uma ou duas horas, está muito quente. A temperatura, à noite, chega a 36º graus. Estamos trazendo ventiladores de casa para amenizar o calor", conta um funcionário do hospital.

Os pacientes também estão sofrendo com a falta de refrigeração. "A maioria dos pacientes do CTI são neurológicos e precisam ficar em uma temperatura de até 25º graus para não terem febre. Mas o local é calorento e todos os pacientes estão suando. Às vezes não sabemos se a febre é por causa do calor ou é um sintoma", afirma um médico da unidade, que preferiu não se identificar. (Daniella Zanotti)

Unidade diz que cirurgias podem esperar

A explicação apresentada pela direção do Hospital Estadual São Lucas sobre o cancelamento das cirurgias por conta do problema com o ar-condicionado é a de que os procedimentos são eletivos, ou seja, não são cirurgias consideradas de urgência e emergência e, por isso, podem aguardar agendamento, "sem afetar o tratamento do paciente". O hospital também diz que o ar-condicionado está sendo consertado e que as três cirurgias desmarcadas serão realizadas nesta semana. A direção acrescenta que o ar-condicionado da UTI mantém uma temperatura confortável para os pacientes.

Fonte: A Gazeta.

2 comentários:

  1. Isso é um absurdo!!! Com certeza se fossem com algum familiar dessas pessoas,não dariam essa resposta.

    ResponderExcluir
  2. Dá para ficar sem palavras com uma resposta dessas."A direção acrescenta que o ar-condicionado da UTI mantém uma temperatura confortável para os pacientes."Com certeza,na sala da direção,o ar condicionado está funcionando muito bem.Então,os pacientes que aguentem.É mais ou menos assim que funciona.Enquanto a diretoria de qualquer órgão ou instituição deste país agir assim,a população vai sofrer.
    Para quem tiver condições,quero sugerir um excelente hospital.E assim quem puder,vai realizar sua cirurgia com conforto e garantia de qualidade no atendimento.

    http://bit.ly/9iUFJO

    ResponderExcluir