quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DEPOIS DO "IMPOSTÔMETRO" VEM AÍ O "GASTÔMETRO"

Ferramenta vai permitir que cidadão acompanhe como governos gastam o que é arrecadado com impostos



O Impostômetro, serviço do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que contabiliza quanto o brasileiro paga de impostos no país, vai ganhar um "irmão": o Gastômetro, que será lançado ainda em 2011. A ferramenta vai mostrar à sociedade como os impostos são investidos ou gastos.


Em entrevista rádio CBN Vitória (93,5 FM), Letícia do Amaral, vice-presidente do IBPT, contou que a ideia do Gastômetro já está em discussão há algum tempo e "seria uma ferramenta complementar ao Impostômetro. O Impostômetro vai computando, em tempo real, tudo que o governo arrecada nas três esferas, federal, estaduais e municipais. O Gastômetro seria para a outra ponta, como ele gasta esse dinheiro, seriam as despesas", explica. O Gastômetro seria a ferramenta que computaria as despesas do governo e onde elas estão. E com essa ferramenta, a população saberia como é gasto cada centavo dos imposto pagos.

E só para informar: segundo o Impostômetro, nos 20 primeiros dias do ano, o brasileiro já contabilizou quase R$ 73 bilhões de impostos pagos no país. No Espírito Santo, neste mesmo período, são quase R$ 483 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário