segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMEÇO DO FIM, LUPI VAI SANGRAR ATÉ CAIR.



O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teve um final de semana que pode ser considerado como o início do fim de seu ciclo na pasta. Líderes do PDT se reúnem nesta segunda-feira (7) para pedir à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue o caso denunciado no final de semana pela revista “Veja”. Na reportagem foi divulgado que assessores de Lupi cobravam de 5% a 15% de propina para concretizar convênios com ONGs.

No último sábado (5), o coordenador-geral de Qualificação do ministério, Anderson Alexandre dos Santos, foi afastado do cargo por Carlos Lupi. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defende a investigação com o objetivo de se revelar até onde o ministro está envolvido na denúncia de suposta cobrança de propina. “Se ele sabia, é grave. Por isso, eu creio que deve trabalhar para saber como é que ele vai sair sem passar pelo o que os outros ministros passaram. Ele não pode sair menor do que ele tem sido como ministro. Se deixarmos continuar nesse ritmo, vai acontecer”, projetou Buarque.

No Ministério do Trabalho, as mazelas não são de hoje. Várias supostas irregularidades vêm sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e também pela Controladoria-Geral da União (CGU). Por exemplo, o último relatório do TCU, divulgado no dia 19 de outubro, indicou falhas na fiscalização em cerca de quinhentas prestações de contas de ONGs com o ministério. Para o TCU, a situação foi categorizada como crítica. Em 2010, a CGU apontava a falta de controle no processo de escolha das entidades. O Palácio do Planalto, inclusive, teria cobrado providências do titular da pasta.

A oposição promete amealhar todos os dados para fazer um pedido de investigação que será encaminhado nesta segunda-feira (7) às 16 horas à PGR. O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno quer o afastamento de Lupi. “O ministro devia pedir a sua licença e mandar apurar com isenção aquilo que está sendo denunciado. Não é o caso. A presidente da República só toma providência se torna um escândalo, a mídia vai para cima. Lamentavelmente o governo não toma providência de afastar o ministro e mandar apurar. Nesse caso, então, o próprio procurador-geral deve ir ao Supremo Tribunal Federal e pedir que se faça a investigação devida para que seja apurado sem nenhuma condenação antecipada. A denúncia é grave e como tal precisa ser apurada”, argumentou Bueno.

O PSDB deverá, no âmbito do Congresso, tentar aprovar a convocação do ministro bem como de funcionários do segundo escalão do ministério. Lupi não se manifestou até a hora do almoço sobre o caso. Em nota divulgada no final de semana, afirmou não compactuar com desvio de recursos públicos e que por determinação dele todas as denúncias serão apuradas por meio de uma sindicância interna que contará com auxílio de órgãos de fiscalização externos além da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Fonte: Ucho.Info

Um comentário:

  1. Mais um vigarista metido a espertalhão. Nessa corja do PT e "associados", só tem ladrão!

    ResponderExcluir