quarta-feira, 7 de julho de 2010

Direitos humanos?

Os presidentes das Comissões de Relações Exteriores no Senado e na Câmara, Eduardo Azeredo (MG) e Emanuel Fernandes (SP), respectivamente, criticaram nesta terça-feira (6) declarações do presidente Lula sobre Obiang Mbasogo, que comanda Guiné Equatorial há 31 anos.


Segundo o petista, a nação chefiada pelo ditador africano respeita a democracia e os direitos humanos. No entanto, Obiang é acusado por organizações internacionais de corrupção e de perseguição de opositores, além de fraudar eleições e de violar direitos humanos.

Em visita ao país africano, Lula assinou acordos comerciais com o governo de Guiné Equatorial e admitiu a entrada desta nação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. O português não é falado naquele país, mas foi incluído em 2007 entre os idiomas oficiais por decisão presidencial.

Para Azeredo, a CPLP vai acabar perdendo a sua identidade com esse tipo de adesão. Ainda segundo o senador, é contraditória a afirmação de Lula de que o ditador respeita a democracia e os direitos humanos. “O presidente brasileiro tem confundido as questões de Estado e os assuntos partidários. E nesse caso, ele não está sendo inclusive coerente com o passado de defesa dos direitos humanos e da democracia”, relembrou.


Tucanos criticam tentativa de Lula de defender ditador africano.
Emanuel também considera incoerente a fala presidencial. “Como um ditador pode respeitar a democracia? A construção dessa frase mostra o tipo de pensamento de Lula - o de que as coisas são relativas. O último que disse isso foi um ditador brasileiro: o general Geisel”, recordou.

Além de Guiné Equatorial, o roteiro de Lula na África inclui também o Quênia, a Tanzânia e a Zâmbia. Como destaca editorial do jornal "O Estado de S. Paulo", com as escalas programadas para esta viagem, Lula terá passado por 21 países da África em seus dois mandatos e visitado oito ditadores africanos - lista completada com Obiang.

Licença para matar

O ditador africano comanda Guiné Equatorial com mão de ferro desde 1979. Segundo a revista Forbes, Obiang Mbasogo é o oitavo governante mais rico do mundo. Ele acumula uma fortuna avaliada em US$ 600 milhões. Em 2003, a rádio estatal de Guiné Equatorial o descreveu como “o deus da Guiné Equatorial” e atribuiu a ele o direito de “matar sem ter de prestar contas a ninguém e sem ter de ir para o inferno”. (Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Eduardo Lacerda e Ag. Senado)

2 comentários:

  1. Amigos, uma breve reflexão.
    Por que o PT participou tão ativamente do Diretas Já e da Anistia ?
    Convicões Democráticas Reais ?
    Não, é o método manjado para chegar ao Poder. Lá.... ABSOLUTISMO !!!

    ResponderExcluir
  2. A nação chefiada pelo ditador africano respeita a democracia e os direitos humanos ( Luiz Inácio )

    Pergunto : D.Luiz Inácio XXI tem noção do que é democracia na sua forma mais simples de se ler , ou seja :governo do povo , para o povo e pelo povo ???

    Não ,ele não entende que democracia deveria ser isso, e sim ,um governo advindo do povo para beneficiar alguns poucos em detrimento daquele mesmo povo que o ajudou alcançar o píncaro . Para estes , a promessa de um estômago um pouco mais cheio basta , até a próxima eleição !

    Na Guiné de Obiang Mbasogo, este deve ter ficado maravilhado com a liberdade de imprensa ; com a liberdade de ir e vir de um povo condenado sumariamente a morte , caso não satisfaça ao ditador ; com a suntuosidade do Poder insano e assassino desse déspota !Isso é a democracia que ele aceita e planejou construir , mas mesmo capengando nossas Instituições ainda estão em pé , barrando seus instintos verdadeiros.

    Este é o Direito Humano que D. Luiz Inácio XXI aprova , como resalta a radio estatal daquele país ''Obiang Mbasogo , o Deus da Guiné Equatorial tem o direito de matar sem ter de prestar contas a ninguém e sem ter de ir para o inferno ''

    D. Luiz Inácio XXI desconhece o Humano Direito quando sabedor de todas as atrocidades praticadas por todos os DITADORES visitados em seu mandato , a estes conferiu status de democratas !

    Escárnio puro para nossa Nação que está tendo suas côres trocadas pelo vermelho sangue desse Insano que está presidente !

    Acorda Brasil !!! É chegada a hora de entregarmos nossa Nação nas mãos de brasileiros honrados e compromissados com a verdadeira DEMOCRACIA !

    @Edna_stos

    ResponderExcluir