sexta-feira, 9 de julho de 2010

SERRA EM VITÓRIA: GOV. FEDERAL DEVE MUITO AO ES.

Nesta sexta-feira (09), os capixabas puderam sentir que, de fato, as eleições começaram. E, para iniciar a campanha os tucanos trouxeram ao Estado o presidenciável José Serra. O candidato do PSDB chegou ao Estado em um voo fretado, e foi recebido no aeroporto de Vitória pelos candidatos tucanos ao governo do Estado, Luiz Paulo Vellozo Lucas e ao Senado, Rita Camata.



Dezenas de partidários se aglomeraram, no aeroporto, com faixas. O vice da chapa de Luiz Paulo, o vereador Max da Mata (DEM), também acompanhou a comitiva.



Do aeroporto, Serra seguiu para o polo de confecções da Glória, em Vila Velha. No local, um corpo a corpo com populares e correligionários, e fotografias com os populares e vendedores. Serra foi abordado pela estudante Agda Rubim de Assis 18 anos, que pretende cursar medicina. Com um cartaz, ela pediu mais vagas e mais cursos, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). "Eu quero a faculdade federal pro Estado. Porque a Ufes está muito saturada. A gente está precisando de mais vagas e diferentes cursos. Está muito difícil, a gente quer entrar na faculdade", considera a estudante.



O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton, entregou a Serra um documento, com as reivindicações das micro e pequenas empresas. "Foi um documento onde apresentamos o cenário das micro e pequenas empresas no Brasil. E propostas e sugestões. Sintetizamos dez sugestões que acreditamos que vão ser essencias para o desenvolvimento das cinco milhões de micro e pequenas empresas no Brasil".



A programação de Serra também incluía uma caminhada pelo bairro Campo Grande, em Cariaica, mas em função do horário, o candidato seguiu direto para a capital, onde caminhou pelo centro da cidade.



Críticas ao governo federal

O candidato criticou os repasses do governo federal ao Estado, em entrevista coletiva. "De fato, o Brasil e o governo federal devem para o Espírito Santo. O aeroporto, muito insuficiente, virou até um folclore, hoje, no Brasil. Porto de Vitória, que é um porto importantíssimo, que só perde em matéria de ruindade para o Porto de Salvador. Está em péssima situação, também de responsabilidade federal", disse o tucano.



José Serra falou sobre a criminalidade, no ES: "Droga e armas são contrabando de responsabilidade do governo federal. Essa é uma tarefa federal, o governo federal tem que se envolver nisso, diretamente. Tem que ser co-responsável pelo enfrentamento das questões de segurança. Inclusive para que o Espírito Santo tenha uma taxa de criminalidade muito menor. Porque hoje está altíssima, aqui" destacou.



O tucano afirmou como necessidade, a ampliação do programa Bolsa Família. "Temos que ampliar no número e temos que ampliar no valor. O Bolsa Família começou com o Bolsa Alimentação que eu criei, como ministro da Saúde. Nós temos que amplia-lo, reforça-lo, do ponto de vista daquilo que cada família recebe. E mais ainda: vincula-lo a saúde e vincula-lo a educação, inclusive, ao ensino profissionalizante", considera.



Distribuição dos royalties

Serra afirmou que, se eleito, não vai permitir a alteração do sistema de pagamento de royalties de petróleo e participações especiais. O tucano atribuiu à candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef, criação do projeto que muda o sistema de distribuição de royalties, quando ainda era ministra da Casa Civil do Governo de Luis Inácio Lula da Silva e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.



"Essa ameaça permanente, de tirar recursos do Espírito Santo, que é uma região produtora de petróleo, tirar o recurso dos royalties, acabar com a participação especial, não vai acontecer. Não vamos esquecer que a proposta de refazer a distribuição de royalties e asfixiar, na prática, não era a intenção, mas asfixia na prática, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, é uma proposta que partiu do governo federal. Muito especialmente, no ministro Lobão e da Ministra Dilma", afirmou.



O candidato seguiu para o Centro de Vitória, onde também fez um corpo a corpo. Após um compromisso particular, o tucano embarca ainda na noite desta sexta para o Estado do Ceará, onde cumpre agenda política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário