segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O GRANDE POLITICO (by Marco Sobreira)

O ano era o de 1988 e após 12 anos como único médico do Município, me preparava para a minha primeira experiência eleitoral, seria candidato a vereador e estava muito motivado, até porque iríamos participar da Constituinte Municipal que acabei por presidir. Faltando poucos dias para a Convenção Municipal que apontaria os candidatos, nos reunimos como de costume no nosso grupo político para tentar fechar uma chapa única e evitar disputas que poderiam trazer dissidências na pós-Convenção.


Escolhemos uma casa afastada da cidade para evitar possíveis espiões, muito comum nesses eventos, pois não queríamos ser surpreendidos pelos adversários, tudo que se decidisse ali seria guardado em segredo até a data da efetivação das candidaturas. Chegamos eufóricos, cheios de planos, fomos cumprimentando e abraçando a todos, cena muito comum nesse tipo de reunião política. Tínhamos 3 partidos na coligação e teríamos que ter muito jogo de cintura para que todos ficassem satisfeitos, sem arranhões que pudessem por em risco o nosso projeto político.

Entre antigos e experientes vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos e lideranças comunitárias, tinha os novatos como eu e alguns mais jovens ainda, importantes para a renovação dentro do grupo. Abrimos o livro de assinatura dos presentes e um para que assinassem os interessados em disputar a Câmara Municipal. Entre os presentes estava o Antonio, conhecido como Tonho do Som, muito jovem ainda e me surpreendi com sua presença, pois jamais identifiquei nele vontade de participar da vida política do Município.

Iniciada a reunião, o Prefeito tomou a palavra, fez os agradecimentos de praxe, apresentou o que seria nosso candidato a Prefeito que foi recebido com palmas geral e entusiasmo justificado, já que era de fato o que melhor poderíamos apresentar para a disputa da Prefeitura. Fez então o seu discurso, solicitou a união de todos e pediu para que o candidato a Vice-Prefeito não fosse escolhida naquela reunião, pois tinha um nome, mas ainda faltava alguns ajustes, o que foi concordado por todos.

Chegou então a hora mais difícil, escolher os candidatos a Vereadores, já que para as 22 vagas possíveis tínhamos 25 pré-candidatos. Conversa aqui, conversa ali, 2 desistiram e restou então apenas 1 candidato a mais e criou-se então um impasse, já que ninguém queria abdicar da outra vaga. Foi então solicitado um tempo para que os presidentes dos partidos se reunissem na tentativa de uma solução.

Passado uns 30 minutos, o Prefeito que comandava a reunião pediu a palavra e disse que após muita conversa chegou-se a conclusão que, como não houve acordo, o grupo decidira que o Tonho do Som, por ser o mais novo, tanto no grupo como na idade, deveria deixar para outra oportunidade. Silêncio constrangedor e para surpresa geral o Tonho solicita a palavra e profere a seguinte pérola:

- Senhor Prefeito, senhores e senhoras presentes

-Quero deixar registrado a minha mais completa indignação com a decisão dos Senhores, quero deixar registrado a injustiça que estão fazendo com a minha pessoa, quero deixar claro que os Senhores estão matando nesta noite, o que poderia ser um grande político desse Município, pra não dizer do Estado e talvez até do Brasil. Cheguei cheio de esperança e não me conformo absolutamente com a decisão de vocês.

Diante de tão contundente reação, ficamos todos pasmos, a confusão se instalou e entrou em cena a turma do deixa disso, tentando consolar o inconsolável Tonho do Som e quando tudo parecia não ter solução, eis que um colega pede a palavra e anuncia a sua desistência em favor do Tonho e para o bem do nosso grupo. Assim terminou a reunião, em paz e com a candidatura do Tonho do som garantida.

Fomos para a eleição, nosso candidato a Prefeito foi vitorioso, tive então a maior votação que um vereador jamais obtivera no Município, 641 dos 5.783 votos válidos, conquistamos 8 das 11 vagas na Câmara Municipal. O Tonho do som? Depois de tanta convicção, teve 38 votos. Daí pra frente disputou todas as eleições até 2004 e jamais teve mais que 70 votos.

3 comentários:

  1. Sabe que viajei na história e foi como se estivesse lá, na tal reunião..... Consegui visualizar todo o acontecido.....Que gostoso te ler.... Sabe que tem algumas personas que são eternos candidatos? Aqui em Mato Grosso temos vários....

    Bom, sou suspeita em dizer que adoooooro passear por aqui... Me sinto meio sócia do seu blog..... Abraços! E escreva mais, mto mais....

    ResponderExcluir
  2. Em cada canto deste Brasil tem um Tonho do Som. Ele não se elegeu mas espalhou decendentes por esse país afora....

    ResponderExcluir
  3. ZazaSampaio, Dr. Marco .... Se espalhou... Aqui em Cuiabá tem uns demais.... "Mandioca, Lara.... enfim, a gente até ja sabe.. Sai pra vereador e deputado. Acho que gostam de aparecer na televisão no orário político... vou procurar no youtube se tem alguns pra mostrar pra vcs. São hilários!!!

    ResponderExcluir