segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MANTEGA ADMITE PRIVATIZAR AEROPORTOS.

Por Carlos Giffoni


O ministro da Fazenda Guido Mantega admitiu a possibilidade de privatização dos principais aeroportos brasileiros em entrevista ao jornal Finantial Times em decorrência da realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 no país, o que demandará grandes investimentos na infraestrutura aeroportuária. O Governo pretende direcionar R$ 6,5 bilhões para o setor, sendo mais de 80% desses para as cidades que receberão jogos. “É importante mudar a estrutura da Infraero. Primeiramente, precisamos mudar a sua governança e modernizá-la, para preparar sua entrada na bolsa”, diz.

A especulação sobre a privatização da Infraero fez com que as ações da Gol e da Tam valorizassem. Tal privatização geraria bilhões de dólares para o governo. A companhia administra 67 aeroportos no Brasil e tem o controle de 97% do tráfego aéreo. O setor cresceu 35% nos últimos dois anos, alinhado com a expansão da classe média no país. Seu faturamento em 2009 chegou a R$ 2,61 bilhões.

Mantega confirmou que qualquer tentativa de mudança na Infraero está condicionada à criação da Secretaria Nacional de Aviação Civil – hoje, o transporte aéreo no Brasil é responsabilidade do Ministério da Defesa. Ele disse porém que essas mudanças devem ocorrer rapidamente com a modernização da aviação civil nacional e da operação nos aeroportos: “Nós devemos tomar medidas drásticas para aumentar a capacidade da aviação e toda a infraestrutura".

Fonte: Época Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário