quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

60 ANOS, MUITO FEITO, TANTO POR FAZER!!!


No trajeto da minha casa ao hospital, 40kms separam as minhas duas grandes paixões, o lar, a família e o dia a dia dessa profissão maravilhosa que Deus me concedeu. Sempre uso essa viagem diária para refletir, pensar na vida, avaliar o que foi feito, planejar. Hoje, especialmente me permiti viajar ao passado, ao menino que adorava ficar à beira do rio Itapemirim contemplando as montanhas ao longe, o Itabira, o Frade e a Freira e outras pedras que teimava em associar a alguma figura, por anos essa paisagem povoou os meus sonhos. Banho de rio escondido e uma surra ao chegar completavam quase sempre o meu dia, saudades da aurora da minha vida.

Da vontade de ser caminhoneiro, quase entrada para o seminário, advogado e promotor como meu pai e finalmente o médico, resume-se a minha jornada, entre os sonhos e a realidade, tenho sempre agradecido a um tio, precocemente falecido, o incentivo para a descoberta da grande paixão que é levar a vida cuidando de outras vidas.

Entre àquele menino sonhador e a realidade dos 60 anos quantas vitórias e derrotas, quantas alegrias , sorrisos, choros, lágrimas, conquistas e decepções. Do universitário que só tinha uma calça Lee, que dividia uma pequena república, dormia nos pronto-socorros e maternidades, surgiu o médico que adotou e foi adotado por duas pequenas cidade do interior do Esp. Santo, dedicando toda uma vida na construção de um pouco de saúde para quem nada tinha. A saúde pública é a minha paixão e a minha decepção, afinal há muito rasgaram a Constituição e jogaram no lixo o compromisso do dever do Estado.

Da política, o vereador por três mandatos, Presidente da Constituinte Municipal ,Vice-Prefeito, trago a experiência de conviver com idealistas e oportunistas, sonhadores e aproveitadores do sonho alheio e a grande decepção de não ter tido a confiança do povo por quem tanto lutei, a derrota quando quis ser o Prefeito, encerrou de vez minhas aspirações eleitorais.

Quando meu pai completou 60 anos perguntei-lhe:

-Pai, como é fazer 60 anos?

-Não sei, você não percebe, quando da conta de si, já chegou lá, respondeu.

Neste momento, em que eu tinha 30 anos, me parecia tão distante e hoje percebo que como sempre, meu pai estava coberto de razão na simplicidade da sua resposta, hoje eu sei, porque cheguei, sem perceber, sem esperar, sem planejar, de repente cheguei.

Penso na família que construí, nos filhos e netos, nas esposas, foram três, penso especialmente na Lea que me deu a Nath e agora o MARCO SOBREIRA, que me faz renascer, que cura minhas dores, meu cansaço, meu stress, meu sono, basta um sorriso maravilhoso e tudo vale a pena, obrigado meu Deus.

Estou chegando, já vejo o hospital, pacientes me esperam, vou passar meu aniversário como gosto, trabalhando. 60 anos, muito feito, tanto por fazer!!!

11 comentários:

  1. Linda vida, belas palavras, sonhos realizados, plenitude! Parabéns e muita saúde, precisamos de seu cérebro e seu coração por pelo menos mais 60 anos. Um abraço da amiga/admiradora virtual, Ramona Carneiro da Cunha

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA BELA VIDA E PARABÉNS PELA DATA. QUE DEUS O CONSERVE POR MUITOS ANOS EM BENEFÍCIO DOS QUE O RODEIAM. BÊNÇÃOS MIL, AMIGO. SEM_OPCAO E OPCAO_ZILI. ABS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns doutor! É maravilhoso chegar aos 60 anos acreditando que valeu a pena!!!!
    Forte abraço e mais 60 anos!!!
    @markramer

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dr. Sobreira pelo seu aniverário! Mádico, e grande observador das políticas e das politicagens que rondam o mundo e nos últimos 31 anos no do Brasil que a Polônia reprovou. Gato escaldado!
    Mas hoje não é qualquer dia! Dr.Sobreira é dia do seu aniversário!
    Um Forte Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, doutor!!!
    Que Deus o abençoe e lhe conceda muita saúde e energia para o cumprimento de sua bela missão.
    Muitos anos de vida ainda virão, muitos outros desafios surgirão e, com eles, a alegria do sucesso, da conquista e do poder e querer lutar sempre por um mundo mais digno.

    Gde abraço!

    @selmabuss

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS!! Que o seu aniversário seja repleto de felicidades, ao lado das pessoas mais queridas... E que Deus te conserve sempre assim, tão especial e importante na vida de tantas pessoas!! Que Deus te abençoe hoje e sempre!"

    Roberta T. M. de Oliveira
    @roberta_jorn

    ResponderExcluir
  7. Brindemos TIM TIM
    Muito bom ter o sr. como amigo no twitter. O sr nem imagina o quanto é importante suas mensagens no twitter,com informações valiosas e exemplos de superação.
    Neste ano também terei a felicidade se Deus quiser de completar os 60 anos, com muito orgulho.
    Muito lindo e gratificante o seu trabalho de cuidar da saude das pessoas.
    Que Deus continue iluminando seus passos.
    Feliz Aniversário
    Beijo com sabor de festa.
    Odila

    ResponderExcluir
  8. Encantada com tão doces e belas lembranças. Que linda história de vida!Celebro com vc o seu aniversário! Encontrá-lo, mesmo sendo virtual, é um grande presente! Obrigada pela atenção e carinho. És um amigo querido e precioso.
    Parabéns! Feliz vida! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns amigo, que esse encanto pela vida, pelos ideais e o desejo de um país melhor sejam teu presente todos os dias.
    Tudo de bom pra você

    ResponderExcluir
  10. Parabens DR.SOBREIRA! o Maior presente é nosso em tê-lo como exemplo de vida. És um Brasileiro do qual nos orgulhamos.A plenitude coerência,patriotismo, e o compromisso com o Ser Humano e a Pátria não tem preço.
    Desejo muita luz paz e força para que continue por muitos anos a arradicar o bem.
    Do seu amigo e admirador.

    ResponderExcluir
  11. Mercia Maria Almeida Neves10 de fevereiro de 2011 às 16:26

    Marcos, contruí nesse pouco, pouco? (sete a oito meses), tempo que nos "conhecemos" ali naquela Rede Social o Twitter uma verdadeira amizade, respeito , profunda adimiradora pelo caráter,homem, humano,público,que é.Seus posts, e sua capcidade tamabém de escrever nesse espaço chamado blog, transmitem você de tal forma que podemos senti-lo aqui... se precisarmos de um médico fazemos uma consulta 0800,(rss) se precisamos de amigo, vc partilha, se precisamos de político sério e competente, viemos a seu blog, ainda com um currículo vasto que lhe faz possuidor de ciência em questão
    É insubistuivel, parabéns, posso chamar e sentir assim, meu amigo, que chegue mais outros sessenta... Feliz Aniversário!

    ResponderExcluir