sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DILMA COPIA IDÉIA DO PSDB, DEVERÍA AGRADECER.

Dilma copiou de Serra programa de bolsas para o ensino técnico sem dar crédito, criticam tucanos


Sem dar os créditos a quem idealizou o projeto, a presidente Dilma Rousseff copiou e já anunciou o lançamento de um programa de bolsas para estudantes do ensino técnico batizado de Pronatec. A proposta foi idealizada pelo PSDB e defendida pelo partido nas eleições do ano passado. Durante pronunciamento em rede nacional de televisão na última quinta-feira (10), a petista fez o anúncio da iniciativa, que durante toda campanha foi uma das principais bandeiras do então candidato à Presidência da República, José Serra. Para parlamentares tucanos, Dilma se rendeu à ideia e resolveu copiá-la, o que é louvável. No entanto, o fez sem dizer à população que não é da atual gestão o mérito pela idealização do programa.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), destacou em seu blog que todas as recentes decisões anunciadas pela presidente e sua equipe consolidam medidas que o próprio PT anunciava como “ameaças” de um possível governo Serra. “Quem não se lembra do candidato José Serra apresentando na campanha a sua proposta de criar o Protec, justamente a extensão do ProUni para o ensino técnico? Além de copiarem, sequer possuem a elegância de dar o crédito da ideia ao seu verdadeiro criador. Como disse Serra em seu Twitter, ‘na campanha, execram, mas no governo copiam’. O problema é que, em geral, copiam e executam muito mal”, escreveu o tucano.

Na Câmara, os deputados César Colnago (ES) e Otavio Leite (RJ) também comentaram o anúncio feito por Dilma em rede nacional. Para o parlamentar capixaba (foto), ao reproduzir a proposta tucana, o governo admite sua importância e o bem que fará ao país quando estiver em execução. “Estão copiando algo que é bom, pois essa proposta do Serra é muito boa para o Brasil. Então, que copiem mesmo. Mas nós, do PSDB, temos que mostrar que a ideia é nossa”, afirmou. “O Brasil precisa de qualidade de ensino, pois estamos muito mal. A formação técnica é fundamental para o desenvolvimento do país. Criticaram muito, mas hoje ela está se rendendo”, completou.

Já Otavio Leite tem dúvidas em relação à implantação do programa. “Espero que o projeto vá adiante, até porque a natureza da ideia tem DNA tucano. Quero crer que a presidente, ao propor isso, tem um propósito elevado. Agora a questão será ver para crer. Vamos esperar para sabermos se não estamos diante apenas de discurso”, afirmou.

O tucano mencionou o bem-sucedido exemplo de São Paulo, onde a gestão tucana tem promovido uma revolução no ensino por meio das escolas técnicas. O governo federal, porém, lançou inúmeras instituições de ensino, mas sem prezar pela qualidade do ensino, como lembrou o deputado. “O exemplo paulista ganhou importância em nível nacional pela capacidade e pela prioridade dada a preparação para o trabalho”, afirmou.

Os parlamentares temem ainda que os resultados do Pronatec, caso seja realmente implantado, sejam semelhantes aos do Prouni, como Dilma prometeu na TV. Isso porque, ao contrário do que prega o governo, o programa de bolsas para estudantes no ensino superior não tem obtido bons resultados. De acordo com artigo de Gustavo Ioschpe publicado pela revista Veja no final de 2010, o Prouni atende a 453 mil bolsistas – apenas 8% do total de alunos matriculados no ensino superior. O número representa míseros 2% da população com idade universitária no país – entre 18 e 24 anos, segundo estimativa do IBGE.

Na campanha, os ataques e a frieza. No governo, a clonagem

Apresentada na campanha, a proposta do PSDB era de abrir 1 milhão de matrículas na educação profissional até 2014. Uma das ações visava exatamente expandir o ProUni para ensino técnico, oferecendo bolsas para os alunos que querem ter uma qualificação profissional e não podem pagar a escola. A iniciativa tucana foi recebida com frieza pela campanha petista, mas pouco mais de um mês à frente do governo, a presidente Dilma copiou a ideia e anunciou na TV o lançamento de uma iniciativa com finalidade semelhante

Fonte: http://bit.ly/aDKLlI

Nenhum comentário:

Postar um comentário