sábado, 26 de fevereiro de 2011

NÃO PERCAM O PRÓXIMO CAPÍTULO (By Marco Sobreira)

Mais uma vez a televisão mostra a verdadeira tortura que é depender da saúde pública no Brasil, as imagens já não nos chocam mais, tal a quantidade de matérias sobre o mesmo assunto, levada ao ar quase que diariamente , tornando-se parte do nosso cotidiano.


Filas intermináveis, mães com crianças no colo, idosos de andar claudicante com face marcada pelo sofrimento, talvez nem tanto físico mas moral, é humilhante depois de uma vida inteira de trabalho, nossos idosos não terem uma aposentadoria que lhes dê a oportunidade de não ter que passar por esse calvário.

Pacientes acomodados em leitos improvisados pelos corredores, acompanhantes revoltados, indignados, técnicos, enfermeiros e médicos sobrecarregados, estressados, péssimas condições de trabalho, salários absolutamente indignos e insignificante perante tamanha responsabilidade. No interior a coisa não é muito diferente e ainda tem o agravante da interferência política, tipo atenda meu amigo primeiro, olhe o vereador fulano pediu , o prefeito mandou e por aí vai, acreditem amigos, falo do alto da minha experiência de 35 anos trabalhando na saúde pública.

Aí vem o Governo e diz que não tem dinheiro, que é preciso um imposto para financiar a saúde, não é verdade, o problema é de gestão, é falta de uma visão ampla do que acontece em todo o território nacional. Os grandes hospitais estão superlotados porque a atenção primária, que hoje é sinônimo do Programa de Saúde da Família está claudicando pela irresponsabilidade do Governo Federal que não reajusta os valores repassados, dos Governos Estaduais que se omitem e não repassam os recursos devidos e pelos Governos Municipais que não querem ou não podem dar a contrapartida necessária ao bom desempenho do programa, a conseqüência é que com a porta de entrada fechada os pacientes superlotam os PAMs no interior e os grandes hospitais nas grandes cidades e nas capitais.

A maioria dos doentes atendidos nessas entidades poderiam e deveriam ser atendidos nas unidades básicas, grande queixa dos colegas plantonistas é que acabam fazendo ambulatório de clinica médica onde deveriam atender somente urgências e emergências.

É muito comum pacientes procurarem os pronto atendimentos para consultar por exemplo de uma gripe, ou uma lombalgia que o acompanha há dias, isso ocupa o profissional e toma espaço de alguém que realmente precisa de um socorro imediato.

Essa situação tende a piorar, cada vez mais temos dificuldades em conseguir médicos que queiram se sujeitar a esse tipo de trabalho, já que não têm segurança, acabam tendo sua imagem associada ao caos e não raro são processados, os erros podem acontecer já que atendem de 80 a 100 pacientes num período onde o CRM preconiza que não podem passar de 40, isso sem contar que o salário médio gira em torno de 3 mil a 3,500 reais mensais por um plantão de 24 horas semanais, isso incluído os direitos trabalhistas tais como insalubridade, adicional noturno, etc...

Sou diretor de um PAM e de um Hospital Público, há meses venho tentando um aumento de mil reais para meus plantonistas e até agora não consegui êxito, é de desanimar, fica quase impossível manter os plantões cobertos 24 horas, sete dias da semana. Ontem coloquei meu cargo a disposição mas reconsiderei após a promessa de que teria meu pedido atendido e condicionei a minha permanência ao cumprimento da promessa. Imagino que milhares de colegas por esse Brasil afora, passem pelas mesmas dificuldades, é triste, mas é a nossa realidade.

Então amigos, ao dependerem de atendimento num grande hospital ou numa unidade de pronto atendimento, tenham a compreensão de que ali tem um profissional trabalhando no limite de sua capacidade física e mental, tentando salvar vidas, aliviando dores e sofrimentos, ganhando às custas do desgaste de sua própria saúde o sustento seu e dos seus com honestidade, enquanto por aí , verdadeiras quadrilhas se especializam em depenar os cofres públicos, condenando os menos favorecidos ao cotidiano dantesco mostrado a todo o País nos horários nobres da televisão.

Faço um alerta para finalizar, estamos às portas de uma epidemia de dengue sem precedentes, nossas unidades não estão preparadas para atender com a qualidade que a situação requer, a demanda prevista, preparem-se para as cenas de horror nos próximos capítulos nos telejornais do horário nobre, mas não se preocupem, logo depois tem o BBB e tudo será esquecido. Que Deus nos proteja.

6 comentários:

  1. Querido amigo Dr. Marcos Sobreira,

    A situação é uma calamidade e o que mais me revolta é que as pessoas passam por essa situação, assitem todos os dias nos telejornais os acontecimentos e fingem de cegas, colocando esses irresponsáveis e corruptos novamente no poder.

    E é bem o que vc disse, quando acontece um erro, esses corruptos vão para a televisão dizer que vão fazer uma investigação e pitam de bonzinhos, sendo que a responsabilidade são deles mesmos e não dos médicos que estão dando sua vida ali para salvar vidas.

    A situação da saúde no Brasil é uma vergonha.
    Será que um dia a população vai acordar????

    Parabéns pelo texto que tanto nos alerta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, os médicos deveriam escrever artigos, tirar fotos, gravar plantões e colocar na mídia de qualquer jeito para que o povo acorde e não responda em entrevistas compradas que o sistema está bom. Temos que fazer o povo enxergar e mostrar onde está o erro para esses pacientes que só culpam os médicos, os atendentes. Onde está o erro? Que eles descubram depois das denúncias com provas de vídeo e imagem. Que o CRM permita, se ele não quiser ser responsabilizados. Só falar não vai adiantar. Abs amigo, e se precisar de mim, eu divulgo sim. opcao_zili

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos
    Mais uma obra prima sua!!! Parabéns!!!
    Meu noivoesposo, rsrs trabalha num PAM, não como médico e sim em atendimento ao paciente e todos os dias ele chega desanimado porque nem dipirona a unidade dispõe, a cada dia são cortados exames, atendimentos essenciais que a população pobre não pode pagar e nem desculpas dão, cortam e deu!!
    A desculpa para a criação de uma nova CPMF é esta, que municipios, Estados não tem dinheiro para bancar estes custos. MENTIRA!!!! Se tem dinheiro para finaciar blocos de carnaval, tem dinheiro para comprar dipirona segundo uma paciente, essencial para aliviar o desconforto dela após a quimioterapia.
    Não falta dinheiro. Falta Gestão Pública responsável. Falta vergonha na cara desdes políticos bandidos que se tratam no Einstein, Sírio Libanês com nosso dinheiro dos absurdos impostos que pagamos. Para que médicos dedicados façam seu trabalho dignamente é necessário que haja uma melhor gestão do dinheiro público a começar reduzindo o salários destes ratos do poder e eliminar suas mordomias.
    Beijo Dr. Marcos!!! Força na sua digna luta por Justiça e na batalha por vidas humanas!!!

    Ivete Depelegrim

    ResponderExcluir
  4. Em quanto isso eles estudam uma forma de aumentar os quadros do Executivo Federal e um jeito de controlar a população com Pupanças fraternas @Dep_nazareno? POUPANÇA FRATERNA. http://bit.ly/h6fcL9

    ResponderExcluir
  5. Dr.Marcos:
    Parabéns pelo texto; é a mais pura verdade!
    Fui da área da Saúde,e tratei de me aposentar qdo essa "turma" inépta do Apedeuta assumiu o governo.
    Se a Saúde já tinha mtas dificuldades no tempo em que Serra foi o Min. da Saúde, imagine o que virou nas mãos desses incompetentes e safados!

    Não quero me extender mto,mas eu teria montes de coisas tb para criticar;tenho filho médico, que luta com unhas e dentes p/ dar um atendimento dígno ao povo, mas, como diz ele, Milagre,ele ainda não conseguiu fazer...

    Sabe o que falta primordialmente à Presidente e aos políticos calhordas que tomaram conta do nosso país?

    COMPAIXÃO! COMPAIXÃO!
    Qdo conseguirem olhar para esse povo miserável que depende exclusivamente do SUS,com respeito,e se colocarem no lugar deles, talvez eles consigam sentir um pouco de Compaixão, e alguma coisa se modifique!

    ResponderExcluir
  6. Dr
    Que texto que sintetiza toda a vergonha que passamos.Somos bixo ,mas bixo tem alma sobre o couro???
    EU CANSEI DO BRASIL,NEM PRECISO FALAR OS AIS....
    Abraços e continue, eu ró repico....

    ResponderExcluir