terça-feira, 22 de junho de 2010

Faltou investimento .

Governo federal falhou nas ações de prevenção contra chuvas, diz João Tenório


O senador João Tenório (AL) disse nesta terça-feira (22) que as tragédias ocorridas no seu estado e em Pernambuco em consequência das fortes chuvas na região poderiam ser minimizadas se o governo do presidente Lula tivesse tirado do papel os investimentos preventivos em áreas de risco, como contenção, drenagem e canalização de rios e córregos.

A crítica do tucano tem respaldo nos números. O Ministério da Integração Nacional, responsável pelo programa de “prevenção e preparação para desastres”, desembolsou apenas 14% (R$ 70,6 milhões) dos R$ 508,3 milhões previstos para serem usados neste ano. O dado é da ONG Contas Abertas. O estado de Alagoas não recebeu nenhum centavo para prevenção. Já Pernambuco foi contemplado com menos de 1% do total previsto para combater desastres.

Segundo o senador do PSDB, se o governo tivesse investido mais, os impactos da catástrofe seriam bem menores. “Esta situação dramática aconteceu por falta absoluta de recursos nos dois estados", criticou o tucano. Segundo ele, as verbas poderiam ser usadas ao menos para amenizar os fortes impactos de uma catástrofe dessa natureza. Para o tucano, o presidente Lula esqueceu de aplicar recursos em áreas essenciais para a vida do cidadão brasileiro. “O Brasil vive um apagão de gestão em todos os segmentos", resumiu.

Por se tratar de estado com poucos recursos, João Tenório lamenta que os alagoanos tenham que sofrer tanto para a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes. Levantamentos preliminares do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres informam que 53 municípios pernambucanos declararam situação de emergência. São 18 mil desabrigados, 24 mil desalojados e 13 mortos. Em Alagoas, 22 cidades foram atingidas. São 32 mil desalojados, 26 mil desabrigados 19 mortes e mais de mil desaparecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário